sábado, março 21, 2009

Qual é o browser mais rápido: Internet Explorer 8 ou Firefox 3?

Microsoft diz que seu navegador carrega páginas mais rapidamente. Será? Comparamos os dois principais competidores para conferir.

A Microsoft finalmente liberou a versão final do Internet Explorer 8 e promete esquentar a guerra dos browsers. Muitas novas funcionalidades foram empacotadas para tornar o IE 8 mais seguro. Mas algo tão importante quanto a segurança da navegação web é o desempenho do browser e compreender o quão rapidamente o IE 8 é capaz de renderizar as imagens das páginas web preferidas dos internautas é uma questão a ser analisada.

Para avaliar a performance do IE 8 neste quesito, comparamos o navegador da Microsoft com seu competidor direto: o Firefox 3.

METODOLOGIA EMPREGADA

Na comparação da velocidade do navegador, comparamos o IE 8 RC1 contra o Firefox 3.0.7, a versão mais atual do browser da Mozilla. Utilizamos um conjunto de novo sites populares: Amazon, MySpace, Yahoo, PC World (EUA), YouTube, Microsoft, Apple, eBay e Wikipédia. Para garantir fidelidade aos resultados, gravamos os testes realizados para revisão posterior.

Cada site foi carregado dez vezes em cada navegador e o processo foi repetido no dia seguinte para minimizar possíveis impactos do tráfego de rede ou problemas de servidores. Antes de cada teste ser executado, o cache de cada browser era esvaziado. Também repetimos o teste de carga para garantir que tínhamos dados suficientes para identificar tendências de velocidade.

Em busca de resultados mais consistentes, a análise foi feita sobre uma instalação recém-concluída do Windows Vista, que era reinstalado após cada rodada de testes. Adicionalmente, dispensamos os dois melhores e os dois piores resultados de cada página para proporcionar resultados ainda mais coerentes.

Testar browsers é algo complexo e a simples análise do avanço da barra de progresso do navegador pode fornecer resultados inconsistentes e imprecisos. Todas as imagens foram carregadas? Há elementos na página que não foram carregados apesar de o status do navegador dizer o contrário? Estas são algumas questões que levamos em conta quando testamos esse tipo de software.

Dito isso, levamos em conta na medição indicativos visuais do progresso da cara das páginas mais até do que nos era informado pela barra de status do browser analisado.

RESULTADOS OBTIDOS

Por hora, a conclusão a que chegamos é que o Internet Explorer 8 tem um bom desempenho e superou o Firefox na maior parte das tentativas realizadas.

Contudo, a performance do IE 8 é praticamente imperceptível para o usuário comum. Na maior parte das vezes em que o navegador da Microsoft saiu-se melhor que o concorrente, a vantagem foi de meio segundo ou menos.

A única exceção foi na carga da página em inglês da Wikipédia: neste caso o IE 8 superou o Firefox, na média, em 1 segundo (o IE 8 levou, em média, 2,2 segundo para carregar a pagina contra 3,3 segundos do Firefox, em média). Destaque também para o página da Apple: o software da Microsoft carregou a página da concorrente quase duas vezes mais rápido que o navegador da Mozilla.

VOCÊ VAI NOTAR?

No dia-a-dia, é provável que o usuário nem perceba muita diferença entre o Internet Explorer 8 e o Firefox 3. Com as conexões banda larga tornando-se cada vez mais parte da vida dos internautas e os navegadores sendo capazes de carregar páginas duas vezes mais rapidamente do que acontecia dois anos atrás, é provável que pouca gente se dê conta da melhoria do desempenho do IE 8.

Caso utilize o Firefox e esteja feliz com o navegador, é provável que não se sinta tentado a mudar isso. Mas de qualquer maneira, é muito bom saber que os desenvolvedores de browsers estão competindo entre si para entregar a você, usuário, o mais rápido navegador que puderem escrever.
Fonte: http://pcworld.uol.com.br/downloads/2009/03/19/internet-explorer-8/
Enviado por e-mail pelo amigo MARIO LEITE GRISI

Nenhum comentário: