terça-feira, abril 07, 2009

10 dicas para agarrar um novo visitante em apenas 10 segundos

Por Paulo Faustino

Como já havia referido aqui no blog inúmeras vezes, quando um novo visitante entra no seu blog, você tem na verdade entre 10 e 30 segundos para o converter num leitor assíduo.

Com a quantidade de informação que corre na internet e na blogosfera nos dias de hoje, são poucos os visitantes que demoram mais tempo a perceber se uma determinada página vale mesmo a pena ou não.

É portanto, extremamente importante passar uma imagem de grande qualidade e utilizar algumas técnicas de captação para garantir que esse novo visitante não foge para a concorrência.

1. OBJECTIVIDADE OBJECTIVA

Quando um visitante aterra no seu blog, a primeira coisa que ele faz é tentar perceber sobre que tema o seu blog trata. Essa objectividade nem sempre é objectiva e directa, e leva a que o visitante fique um pouco confuso acerca do tema do blog e do seu raio de acção.
Uma forma de tornar o seu blog mais objectivo, passa por um logotipo atractivo, um cabeçalho descritivo e associado à temática em debate, e também uma descrição conclusiva sobre o que o seu blog trata.
Quanto mais directo e informativo você for, mais simples se torna perceber o objectivo do mesmo.

2. DESIGN DE ARROMBA

Por melhor que a sua escrita for e por mais sabedoria que você tenha, se o design do seu blog não corresponder, de nada vale aquilo que você escreve. Num primeiro impacto os olhos decidem grande parte da acção que se vai desenrolar, pelo que regular insisto aqui no blog que um design é extremamente importante para quem pretende fidelizar os seus leitores. Recentemente compilei aqui no blog uma lista de themes wordpress de grande qualidade, que podem por exemplo resolver-lhe esse problema.

Se entretanto não tiver disponibilidade financeira para contratar um designer e desenhar um blog profissional, comece por desenvolver um logotipo. O nosso patrocinador inBrand pode ser um bom ponto de partida.

3. INTRODUÇÃO

Uma das coisas que funciona extremamente bem na página de entrada de um blog é uma introdução. Seja um video, seja através de um cabeçalho de introdução, é extremamente importante aliciar o seu novo visitante a conhecer um pouco mais sobre o que trata o seu blog.
Quando um leitor entra num blog e dá de caras com conteúdos e mais conteúdos, acaba por se perder um pouco na navegação, não conseguindo decifrar até que ponto o seu blog aborda outros tipos de assuntos.

4. TÍTULOS ATRACTIVOS

Quando você escreve um conteúdo novo para o seu blog, deverá ter sempre em conta o quão importante o título é. No caso deste blog, em que os artigos aparecem resumidos na página de entrada, os títulos tornam-se essenciais para a produção de resultados de excelência.
Lembre-se que você deverá perder mais tempo a calcular o título do seu novo artigo, do que o tempo que um leitor demora a guardá-lo nos bookmarks ou nos favoritos do seu browser.
Da próxima vez que escrever um conteúdo, pense seriamente em associá-lo a um título de bandeira. E lembre-se também: você tem 10 segundos para captar a atenção do visitante…!

5. O MELHOR FICA EM DESTAQUE

Quantas e quantas vezes você já visitou um blog e procurou pelos conteúdos mais populares do mesmo? Se quer captar a atenção dos seus visitantes, comece por colocar em destaque 1 ou vários conteúdos extremamente populares e/ou que você considere de enorme qualidade. Isso pode passar por colocar um artigo em destaque permanente, ou então colocar na barra lateral um top dos melhores artigos de sempre do blog. Nunca se esqueça: o importante é destacar sempre o melhor!

6. PEÇA AOS SEUS VISITANTES PARA ACTUAREM!

Se você pretende construir uma audiência de qualidade no seu blog, porque razão não destaca isso mesmo? Pretende construir uma boa base de subscritores regulares, sem que a subscrição seja destacada?

Se pretende que os seus leitores sigam os seus passos diariamente, insista para que estes subscrevam o seu blog, seja através de Feeds RSS, Newsletter ou de qualquer outra forma.
Coloque a caixa de registo em destaque no seu blog, e/ou mencione essa mesma subscrição sempre que faz um artigo. Existem vários plugins capazes de tratar dessa gestão automaticamente.

7. OFEREÇA UM INCENTIVO

Uma das formas de aumentar progressivamente a sua base de dados de subscritores regulares é oferecendo um incentivo em troca dessa mesma subscrição. Aqui no blog estou a oferecer todos os meses uma cópia do livro ProBlogger, o que na verdade fez com que o número de subscritores aumentasse gradualmente ao longo das últimas semanas.
Se por ventura não pretende investir na captação dos seus visitantes, ofereça um eBook, um template, ou uma qualquer outra ferramenta que possa ser importante para esse tipo de captação.

8. UTILIZE IMAGENS, SEMPRE!

Costuma-se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Se pretende captar a atenção imediata dos seus visitantes, utilize frequentemente imagens de qualidade nos seus artigos. Há pouco tempo compilei aqui no blog uma lista de websites onde encontrar fotografias livres de grande qualidade, que seguramente lhe vai fazer resolver esse problema num ápice. Pense, você só tem 10 segundos para apaixonar o seu visitante!

9. VIDEOPOSTS

Tenho dito (infelizmente não tenho cumprido) que o video blogging é para mim uma das portas para o futuro do blogging. São já muitos os blogueiros que fazem videoposts regularmente nos seus blogs, sendo que essa forma de participação acaba por tornar a interacção entre o leitor e o blogueiro mais próxima. O visitante acaba por se identificar mais facilmente com o autor, acaba por considerar aquilo que ele diz, e acaba por regressar para ler e ouvir os próximos episódios.
A não ser que tenha uma câmera de baixa qualidade (o meu Asus G1 tem!), considere fazer alguns videoposts para o seu blog.

10. A SUA PÁGINA É SUPERSÓNICA?

Se imaginar que você tem 10 segundos para captar a atenção do seu visitante, e que o seu blog demora 5 segundos a carregar, você já perdeu metade do tempo necessário para fazer o seu trabalho. Considere ler estas 10 formas de reduzir a carga do seu servidor e também estas 25 formas de acelerar o seu blog Wordpress. Quanto mais rápido o seu blog for, mais tempo você terá para captar novos visitantes. Boa?

Nenhuma destas 10 dicas é novidade para ninguém, mas infelizmente são muitos poucos aqueles que as colocam em prática. Por vezes, pequenas mudanças de comportamento ou de interacção, podem fazer com que o seu blog passe de ‘besta’ a ‘bestial’, e só nesse momento é que você terá a verdadeira percepção do poder destes ensinamentos!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/04/07/10-dicas-para-agarrar-um-novo-visitante-em-apenas-10-segundos/

Nenhum comentário: