quinta-feira, abril 23, 2009

Automobilismo - Aston Martin One-77 estreará oficialmente em Villa d’Este

Obra de arte sobre rodas custará 1,05 milhão de libras esterlinas e irá de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 s.


Dentre os carros verdadeiramente especiais, os da Aston Martin têm certamente um lugar especial reservado. O mais especial de todos, o One-77, já tem data para estrear e lugar.



O primeiro modelo funcional, que a Aston chama de conceito, mas que é quase a versão de produção em série, aparecerá no dia 24 deste mês no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no lago Como, na Itália.

O One-77 custará 1,05 milhão de libras esterlinas, sem impostos. É uma enormidade de dinheiro (R$ 3,37 milhões ao câmbio de hoje), que por si só poderia selecionar a clientela do carro, limitada a 77 felizes proprietários, mas só compra um One-77 quem for convidado pela empresa. Considerando que cada unidade será feita à mão, em alumínio, por um mestre metalúrgico e seus aprendizes, é um privilégio e tanto.

O motor do carrão será um V12 de 7,3 litros e 700 cv, uma evolução do 6-litros usado no DBS, preparado com a ajuda da Cosworth.

Para ter idéia do que foi conseguido nesta preparação especialíssima, o peso do motor foi reduzido em 25%! Ele é montado 257 mm atrás do eixo dianteiro, o que o torna um carro com motor central dianteiro, uma ajuda e tanto no equilíbrio dinâmico das massas do veículo

A transmissão é uma manual automatizada de seis marchas, com trocas por aletas atrás do volante. A máxima deve passar dos 360 km/h e o 0 a 100 km/h não será muito superior a 3,5 s, o que, considerando os 1.500 kg do One-77, é um feito extraordinário.

Nem seria preciso tanta informação para se admirar com o carro. Bastaria olhar suas belas rodas de aro 20” com pneus Pirelli P Zero Corsa de 255/35 ZR20 na dianteira e 335/30 ZR20 na traseira para respeitar essa obra-prima de alumínio.

Pena é saber que apenas 77 serão fabricados, mas isso faz sentido em um carro tão único. Um só já nos deixaria de queixo caído. Especialmente sendo tão bonito.
Veja mais: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=41986

Nenhum comentário: