quinta-feira, abril 23, 2009

Centro marítimo faz mapa de ataques de piratas e relata caso no Brasil

Um dos casos ocorreu em janeiro deste ano, em Fortaleza. Nos primeiros meses de 2009, 102 embarcações foram atacadas no mundo.

A pirataria voltou às manchetes da mídia internacional neste ano, com ataques e sequestros de navios principalmente na região da costa da Somália, na África. Para acompanhar de perto a ação dos ladrões dos mares, o Centro Marítimo da Câmara Internacional de Comércio (IMB) elaborou um mapa com as localizações 'em tempo real' dos ataques deste ano (navegue pelo mapa no site do IMB, em inglês). E, em um dos relatos, o ataque ocorreu no Brasil.

Segundo o relatório do IMB, o caso ocorreu em 10 de janeiro deste ano, quando quatro homens em um barco se aproximaram de um petroleiro ancorado no porto de Fortaleza. Um dos ladrões subiu no navio e foi ao estoque roubar. Os responsáveis pela embarcação perceberam a ação e acionaram o alarme. De acordo com o IMB, o homem pulou do barco e fugiu com seus comparsas.

MAPA

No dispositivo é possível encontrar os locais aproximados e ver mais detalhes das ações. São identificados ainda casos suspeitos e tentativas de ataques. A maioria dos indicadores estão na África e Ásia.

Mapa mostra ataques atuais de piratas (vermelho), tentaivas de ataques (amarelo) e casos suspeitos (roxo) (Foto: Reprodução/IMB-ICC)
AUMENTO DE CASOS

O número de ações de piratas no mundo quase dobrou no primeiro semestre comparado ao mesmo período do ano passado, informou nesta semana um relatório do IMB. Segundo o relatório, nos primeiros três meses deste ano foram reportados 102 incidentes, comparado com 53 do primeiro trimestre de 2008.

O aumento, segundo o Centro, se deve em sua maioria pelos ataques ocorridos na costa da Somália e Golfo do Aden - os dois locais juntos somam 61 casos.

Ainda segundo o relatório, um total de 178 tripulantes foram feitos reféns, nove feridos, cinco sequestrados e dois mortos. Na maioria dos incidentes os piratas estavam fortemente armados com pistolas e facas.
Veja mais: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1095572-5602,00-CENTRO+MARITIMO+FAZ+MAPA+DE+ATAQUES+DE+PIRATAS+E+RELATA+CASO+NO+BRASIL.html?id=newsletter

Nenhum comentário: