sexta-feira, abril 03, 2009

Espaço do Erveiro e Ervas de OBÁ

Por Adriano Camargo

Salve sagrados irmãozinhos e irmãzinhas nas ervas!

Existem tantas variáveis para um benzimento, banho ou defumação, quanto para uma simpatia de proteção, independente de ser umbandista ou não. A maioria das simpatias tem base sustentadora na energia de algum santo católico.

Por exemplo, é muito comum a simpatia de São José, onde a pessoa deve abdicar de alguma fruta (ou alimento) por um ano; simpatias de Santa Edwiges, Santo Antonio, etc...
Esse é um campo de magia religiosa, popular é claro, mas não desprezível, pois movimenta energias.

Muita gente não sabe, mas nesse momento de se fundamentar uma simpatia acontece um pacto energético. Isso mesmo, um pacto, que muitas vezes é para o bem da pessoa.

E podemos dizer sem medo de errar que esse é um pacto consigo mesmo, mais do que com um fator externo aos propósitos individuais. Esses acordo servem como contrato estabelecido, e a pessoa que o propõe, se coloca inteiramente dentro daquele campo energético, o que propicia a realização deste. Muito bem, e o que isso tem a ver com as ervas?

Na verdade, a Umbanda, como religião baseada no sincretismo, acabou absorvendo esse dito conhe­cimento popular, e vemos muitos médiuns passando isso para seus guias – opa, é isso mesmo!

O médium aceita esse conhecimento e as entidades acabam fluindo por esse estado de pensar do aparelho mediúnico e transmitindo-o por certo como parte ritualística da Umbanda. O sincretismo serve para termos parâmetro de comparação das energias dos Orixás com nosso padrão humano; é a forma humanizada, dentro de um contexto, dessa energia.

Ervas, pedras, elementos naturais de modo geral, esses sim fazem parte da religião de Umbanda.
Quando dizemos que a Umbanda; e estendo isso aos cultos de matriz africana; é a religião da natureza, entendemos que a natureza a nosso dispor vibra a favor da natureza humana.

Mediunidade é auto conhecimento acima de tudo. Conhecer a si próprio, sua capacidade e entender o caminho a percorrer na escala da evolução. Entender que temos muito o que aprender e melhorar e não ter vergonha de reconhecer sua deficiências. Conhecer a função mediúnica é fundamental.

Res­ponder as perguntas básicas é fundamental:

Porque sou médium?

Qual minha função?

O que posso fazer de bom com isso?

Amigo médium, sua função não é somente prever o futuro de alguém e preveni-lo de algo. Sua função pri­mordial é compreender a natureza. Seja a natureza a sua volta e principalmente a natureza humana. Seja menos julgador e mais observador. Sinta a necessidade de cada pessoa em seu intimo e não apenas o que ela fala.

O ser humano tem uma ca­pacidade incrível de mentir para si próprio e exteriorizar isso, principalmente quando em consulta espiritual, ou conversando com um médium, que ele sabe que tem um trabalho religioso. Esse é o conhecimento sobre a natureza humana. E o médium precisa apren­der lidar com isso.

Os guias espirituais são craques em deixar a pessoa à vontade para que sua verdade venha à tona. E mostram isso pra nós o tempo todo, inclusive lidando com a nossa própria verdade. E a natureza a nossa volta, as ervas, pedras, ba­nhos de mar, cachoeira ou rio, oferendas nos pontos de força, são fundamentos da Magia Natural de Um­banda. Aprender e compreender o que são e como fun­cionam dependem de empenho, dedicação e força de vontade do médium.

A espiritualidade vem fornecendo ferramentas cada vez mais poderosas, simples e objetivas para nós. E não tem desculpa: estudar é preciso, buscar é ne­cessário, aprender é fundamental.
Conhecendo sua religião, evita-se misturar simpatias católicas com processos de magia natural, e assim levar conhecimento, bom senso e responsa­bilidade ao trabalho caritativo de benefício à evolução do semelhante.

É isso turminha, benção de Papais e Mamães Orixás em nossa vida !Sucesso e muita saúde a todos!

ORIXÁ OBÁ

Obá é a Orixá que aquieta e densifica o racional dos seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados.

ELEMENTO: Vegetal - Terra

SENTIDO DIVINO: Conhecimento

FATOR PRINCIPAL: Concentração, raciocínio

ATRIBUIÇÃO: Densificar e concentrar o raciocínio humano

ERVAS QUENTES: Dandá, peregun roxo (dracena roxa), confrei, valeriana, buchinha do norte, ...

VERBOS ATUANTES NAS ERVAS QUENTES : Condensar, calar, engrossar, cravar, pregar, racionalizar, ...

ERVAS MORNAS: Tamarindo (casca do fruto), trapoeraba, rabanete (folhas), limão cravo, menta, pata de vaca, salsaparrilha, coentro, catinga de mulata,...

VERBOS ATUANTES NAS ERVAS MORNAS: Aprender, concentrar, conhecer, estudar, fertilizar, saber , raciocinar, ...

FLORES, FRUTAS E ALIMENTOS: rabanete, beterraba, limão vermelho, coentro

BANHO/ AMACÍ – purificador ou cura: peregun roxo, confrei, valeriana, buchinha do norte, hortelã, pitanga, laranjeira, pata de vaca

BANHO / AMACÍ– apresentação, gira ou iniciação: tamarindo casca, manjericão, boldo, alfavaca anis, alfavaca cravo, flores de tons escuros, água de côco.

FIRMEZA À ESQUERDA: 7 tipos de raízes secas, conhaque de gengibre

PORTAIS DE CURA: potes com terra, copos com água, vinho consagrado, sementes e raízes, velas vermelhas, magenta e marrons.

Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada - 03 - 2009/Matéria enviada por e-mail por ALEXANDRE CUMINO

Nenhum comentário: