quinta-feira, abril 23, 2009

Fotografia - Australiano recebe descargas elétricas para criar "esculturas"

Um médico australiano e físico amador cria imagens inusitadas usando raios de alta voltagem e o próprio corpo em sua casa, numa zona rural do interior da Austrália.

Com um aparelho chamado bobina de tesla - um transformador que gerar alta tensão - Peter Terren transforma energia elétrica doméstica em um raio super potente que pode chegar a 500 mil volts, formando as "esculturas elétricas". As fotografias de suas obras são colocadas em seu site.

GALERIA: HOMEM ELÉTRICO

'Proteção contra ladrão de carro' é uma das obras mais populares no site de Peter Terren. O médico fotografa suas experiências.

A carga elétrica passa pelo corpo de Terren, que usa uma camada de folhas de alumínio do tipo usado em construções por baixo da roupa para protegê-lo de choques. O alumínio conduz a eletricidade até o solo sem provocar desconforto no médico.

A foto na piscina foi a obra que Terren considera a 'mais aventureira'. Ele usou um chapéu para evitar os choques.

Em outras obras, Terren fica dentro de gaiolas de metal, para evitar o contato elétrico. "Este é meu hobby, nada mais", disse Terren à BBC Brasil. "Minha família não se preocupa mais porque faço isso há anos. Eles só não gostam se afetar o sinal da TV", brinca ele.

Na sua mais recente obra, o médico se inspirou na famosa escultura de bronze O Pensador, do francês Auguste Rodin, rebatizando-a de Pensador Moderno. Para criá-la, Terren recebe uma carga de 200 mil volts de eletricidade no corpo, que o transforma numa faísca humana durante cerca de 15 segundos.

INTENSIDADE DA CORRENTE

"O mais perigoso não seria a alta voltagem usada, mas sim uma corrente com intensidade acima de 10 miliamperes, o que não ocorre no caso de Terren pois ele usa correntes de baixa intensidade", explica o supervisor da faculdade de física da Universidade da Austrália Ocidental, Jayjay Thesan, que dá suporte técnico às experiências do médico.

"Não é perigoso porque ele faz com muita segurança e sem envolver ninguém", afirma ele. Terren disse que, como não tem vizinhos - pois mora numa zona rural na cidade de Bulbury, Estado da Austrália Ocidental - assusta apenas os cangurus nos arredores cada vez que experimenta uma novidade.

O médico 'participa' de suas esculturas, dando a impressão de que as faíscas saem de seu corpo. Segundo ele, a família 'já se acostumou'.

Eu me descrevo como um "artista de alta voltagem", disse ele. O médico, que se diz um "estudante do primeiro ano de física que abandonou a faculdade", explicou que quanto mais alta a voltagem, mas facilmente a eletricidade passa pelos objetos.

"Se a voltagem for alta o suficiente, passa pelo ar e o ioniza, formando as correntes de raios, como vemos nas fotos". "Sou muito cuidadoso. Nunca recebi grandes choques", comentou. Uma das obras mais visitadas no site de Terren é Proteção contra ladrões de carros, onde o australiano aparece conectando uma bobina de tesla no teto do carro, formando um anel elétrico em volta do veículo.

Peter Terren usa uma bobina de tesla para gerar correntes de alta tensão a partir de energia doméstica. A corrente, no entanto, é de baixa intensidade.

No entanto, a experiência que Terren descreveu como a "mais aventureira" foi na piscina. O médico entrou na água e recebeu raios elétricos na cabeça, protegida por um chapéu de lata com alumínio. "Pareceu perigoso, mas foi muito seguro. Não faço nada perigoso. Não gosto de correr riscos".
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090422_galeriaeletricogv_ba.shtml

Nenhum comentário: