segunda-feira, abril 06, 2009

Mídia - Big Brother virou máquina de fazer dinheiro na Globo

A nona edição do "Big Brother Brasil" acaba nesta terça-feira e será inesquecível para a Rede Globo. Com 18 contratos de merchandising fechados, o programa foi o maior sucesso comercial da emissora.

Em todos os casos, os produtos eram relacionados a momentos importante do programa, como provas, premiações ou passeios. Além do merchandising, o programa também vendeu suas 5 cotas de patrocínio de imediato. Cada cliente (Ambev, Fiat, HSBC, Johnson&Johnson e Niely) pagou o valor de R$ 11 milhões por cada cota). Segundo o colunista Flávio Ricco, o 'BBB 9' já pode ser considerado uma máquina de fazer dinheiro, uma vez que a Globo nunca ganhou tanto dinheiro com o reality show.

A MENOR AUDIÊNCIA

Apesar do fenômeno comercial, a nona edição deve ser a mesmo a pior em termos de audiência para a Globo. De acordo com nota da coluna Ooops, do UOL, a queda de ibope tem sido constante e sistemática. Dados de um mês atrás mostram que quando comparado ao campeão de audiência, o "BBB 5", a queda é de 35% menos telespectadores em frente à TV este ano.

No total de TVs ligadas (share), a porcentagem dos que assistem ao programa vem caindo desde 2005. Em 2001, por exemplo, no primeiro BBB, 61% das TVs estavam ligadas no reality da Globo. No "BBB5", o índice chegou a 70%.

O programa ainda é líder de audiência com folga, mas os números provam que o público está perdendo interesse na casa ano após ano. No quesito comercial, o programa detém o título de o mais lucrativo da história da emissora.

Fonte: Com informações do colunista Flávio Ricco -
http://www.adnews.com.br/midia.php?id=86478

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