terça-feira, abril 28, 2009

Por onde anda Aretha, a "Menininha dos olhos de Vinícius"?

Protagonista dos especiais da Globo nos anos 80 continua cantando. Ao ser perguntada se queria participar da seção “Por onde anda” do EGO, Aretha aceitou, feliz. Significava que o que ela fez no passado continuava vivo no imaginário das pessoas. Mas, por outro lado, mostrava que seu trabalho atual estava escondido. No entanto, a cantora, que começou a carreira como “Menininha dos olhos de Vinícius” dos programas infantis da Globo, sabe que ela mesma é uma das responsáveis por seu “sumiço” da mídia. “Nunca soube divulgar meu trabalho”, confessou.

Até porque, no início de tudo, quando tinha apenas 6 anos, não precisava se esforçar para isso. Filha dos cantores Antônio Marcos e Vanusa, Aretha simplesmente se tornou famosa. Era a criança prodígio dos especiais “Arca de Noé”, “Pirlimpimpim” e “Plunct Plact Zuum”, que foram exibidos no início dos anos 80. De repente, todos a reconheciam na rua e queriam falar com ela.

MEDO DA BUZINA DO CHACRINHA

Graças a estes programas, Aretha gravou com artistas como Chico Buarque, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Baby Consuelo, Maria Bethânia e Raul Seixas, que se tornariam suas referências. Chegou a ganhar dois discos de ouro. “Lembro que me chamaram para ir no Chacrinha receber o disco. Mas eu não queria ir, porque achei que iria levar buzinada. Foi difícil me convencer” (risos).

Uma figura que ficou marcada na memória foi o “carimbador maluco” Raul Seixas. “Ele queria levar o capacete pra casa em ‘Plunct Plact Zuum’. A cenógrafa ficou desesperada, porque achou que as crianças iriam querer também”, relembra. Outra história divertida é de quando descobriu o que era comida macrobiótica. “Eu andava carregada de doces e sempre oferecia pra Baby Consuelo. Mas ela nunca aceitava, era macrobiótica. Eu não fazia ideia do que era isso”.

A única lembrança triste da época foi a ausência de Elis Regina no especial “Arca de Noé”. “Ela chegou a gravar a música ‘Corujinha’, mas morreu antes da gravação do programa”, conta Aretha.

FIM DO MUNDO FANTÁSTICO

Dos seis aos 11 anos, Aretha fez cerca de 15 especiais, protagonizados por ela e outras crianças. Na adolescência, fez algumas peças de teatro. “Depois, dei uma relaxada, me acomodei. Queria ter uma vida normal. Quando resolvi voltar à vida artística, as portas não estavam mais abertas”. A vida adulta não demorou a chegar para ex-menininha famosa dos especiais de TV. “Engravidei e precisei me sustentar. Comecei a cantar na noite para ganhar a vida. Cantei até em banda de axé”, conta Aretha, que foi crooner por cinco anos.

OS PODERES MÁGICOS DE ARETHA

Aretha resolveu aproveitar o talento herdado de família para fazer uma homenagem ao pai, o cantor Antônio Marcos, morto em 1992 por complicações causadas pelo alcoolismo. O DVD “Aretha Marcos ao Vivo Homenageia 60 Anos de Antônio Marcos” tem participações de Fagner, Peninha e Caçulinha e supervisão artística de Wolf Maya.

“Na época que meu pai morreu, eu tinha 17 anos. Foi um baque, porque vínhamos de uma série de desencontros. Eram encontros esporádicos, mas profundos. Tinha, e ainda tenho, personalidade forte. Batia muito de frente com ele e com minha mãe. Não concordava com a vida que eles levavam. Mas depois a gente amadurece e vê que vida de artista não tem como ser normal mesmo”, avalia Aretha, que fez do DVD uma forma de se reencontrar com Antônio Marcos.

No entanto, ela não quer repetir com seus filhos a ausência que sentia dos pais. “Faço tudo para ficar o dia inteiro com eles”, diz a cantora, mãe de Mel, 11, e Uriel, de oito meses.

O projeto atual de Aretha é o lançamento de um CD, previsto para junho de 2009, e também do livro infantil "As aventuras de tia Karetha e Maria Pimenta", em que ela conta de forma fantástica suas aventuras na infância. “A tia Karetha teve poderes com o pó de Pirlimpimpim, voou em naves espaciais... E agora, depois de adulta, quer passar essas histórias para as outras crianças”.
Veja mais: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1097341-9798,00-POR+ONDE+ANDA+ARETHA+A+MENININHA+DOS+OLHOS+DE+VINICIUS.html

Nenhum comentário: