sexta-feira, abril 17, 2009

Qual a importância de ter um background personalizado no Twitter?

Por Paulo Faustino

Um background personalizado no Twitter pode fazer toda a diferença entre um utilizador comum e um utilizador reconhecido pela sua imagem e pelo seu branding. Para quem conhece o potencial do Twitter e a sua capacidade de fazer crescer uma marca, provavelmente também reconhece a necessidade que existe hoje em dia em tornar o seu perfil do Twitter o mais customizado e personalizado possível.

Tenho noção de que existem muitas formas de utilizar o Twitter e de o potenciar, e também tenho noção que você provavelmente já reconhece o enorme potencial que existe nesta rede social. No entanto, acho primordial falar um pouco sobre o branding e a importância que ele tem neste tipo de fenomenos sociais. Se ainda não está convencido que o Twitter irá de alguma forma revolucionar a forma como a comunicação é feita pela internet em forma de comunidades, então sugiro que comece a equacionar que o pense.

Não pretendo de forma alguma evangelizar o Twitter — embora o adore e tenha uma experiência muito positiva com ele — mas sim explicar qual a importância de desenvolver ou adquirir um background personalziado para o seu Twitter sob forma de mostrar o valor e o poder da sua marca.

O GENÉRICO É COMUM A TODOS OS UTILIZADORES

Além do actual background por defeito do Twitter, o Twitter oferece agora também cerca de 12 backgrounds personalizados, que na sua essência são bastante simples e nada têm de concreto em termos de branding. Se pretende sobressair das demais centenas de milhares de contas de Twitter que existem, é recomendável mudar imediatamente o background que vem por defeito no Twitter.

Alterar backgrounds e mudar a palete de cores do seu Twitter é na verdade um processo muito simples. Visite a sua página ”Settings” no topo da navegação do seu perfil, clique no separador “Design” e depois seleccione um ”theme” ou clique em ”Change background image” ou “Change design colors” e seja criativo. Todas as alterações só ficam permanentes na sua conta do Twitter quando você clicar no botão ”save”.

UTILIZAR FOTOGRAFIAS COMO BACKGROUND

Uma forma simples de criar rapidamente um background para o seu Twitter, passa por utilizar fotografias. Tenha em mente que apenas uma parte da fotografia será realçada na sua conta do Twitter, uma vez que o menu e a timetable onde aparecem os Twitts, ocupa grande parte do espaço disponível.

Basicamente você tem algum espaço disponível em cada um dos lados da imagem, tanto à esquerda como à direita, para produzir um efeito que seja realmente interessante. Isso significa que se você tiver uma fotografia interessante consigo no centro da imagem, quando você a carregar para o Twitter, ninguém o irá ver.

Se pretende que a foto preencha o background completo, o tamanho da imagem é importantissimo. Ela deverá ter no mínimo 1280×1024 pixeis, embora seja preferível utilizar tamanhos um pouco maiores. Dependendo do background, sugiro sempre a utilização de resoluções como os 1600×1200, 1680×1050 Widescreen ou mesmo altas resoluções a 2048×1600.

UMA FOTOGRAFIA É BOA, MAS NÃO É PERFEITA!

O seu background do Twitter pode na verdade funcionar para si, como funciona um cartão de visita para um freelancer ou para um empresário — auto promoção. Um background de Twitter profissional e único é uma forma de criar uma primeira impressão realmente excelente e ajudá-lo a conseguir mais seguidores, que de outra forma nunca iriam reparar em si. Nunca se esqueça que você só tem uma oportunidade para criar boa impressão. Depois disso, torna-se muito mais díficil conseguir dar a volta por cima.

Um background personalizado para o Twitter dá-lhe também a oportunidade de você apresentar algum conteúdo estático interessante, que não esteja directamente relacionado com aquilo que você Twitta diariamente. É uma carta de apresentação. Os casos mais comuns de branding, passam pela utilização de fotografias pessoais e/ou os logotipos respeitantes aos serviços e marcas.

Se pretende utilizar o Twitter como forma de promover o seu blog e vice-versa, então é aconselhável utilizar um estilo que se enquadre com o blog e com os pormenores que a ele estão associados.

O MEU NOVO BACKGROUND PERSONALIZADO

Recentemente achei que seria importante levar o Twitter ainda mais a sério, e portanto, construir um background personalizado à imagem daquilo que faço e daquilo que pretendo passar aos seguidores e aos visitantes que por sinal encontram o meu perfil.



Embora você demore poucos segundos a alterar o background da sua conta do Twitter para um que seja gratuito e oferecido pelo próprio Twitter, a verdade é que ele provavelmente diz muito pouco sobre si. Se por ventura você não se interessa em alterar o seu avatar do Twitter ou o background da sua conta, isso diz-nos que provavelmente você não se interessa pelo Twitter, o que significa que você não representa valor acrescentado para quem o segue. É provável até, que você não encontre real valor no Twitter e não se sinta interessado em permanecer por lá muito tempo…

CRIAÇÃO PERSONALIZADA DE BACKGROUNDS TWITTER

Se por ventura estiver interessado em maximizar o potencial da sua conta Twitter através de um background personalizado de grande qualidade, poderá contactar a Web Industries nesse sentido. O preço de desenvolvimento de um background personalizado é de 30EUR, preço especial para os leitores e subscritores do Fique-Rico. O trabalho é entregue num pazo máximo de 2 dias.
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/04/17/qual-a-importancia-de-ter-um-background-personalizado-no-twitter/

Nenhum comentário: