sábado, maio 30, 2009

Agricultura - Valtra desenvolve motor movido a diesel e álcool

Projeto do novo propulsor será apresentado em São Paulo durante o Ethanol Summit 2009.

A Valtra, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do país, vai apresentar na próxima segunda-feira (01/06) seu projeto de motor movido a álcool e diesel ou biodiesel. A apresentação do projeto vai acontecer durante o Ethanol Summit 2009, que acontece em São Paulo de 1 a 3 de junho, e vai discutir as tecnologias para o mercado de etanol e o uso de biocombustíveis.

Além do objetivo de reduzir o impacto ambiental, substituindo o uso de combustíveis fósseis pelo de biocombustíveis, a empresa pretende dar ao setor sucroalcooleiro uma possibilidade de redução de custos.

O motor - chamado de due fuel - deverá ser em média 12% mais caro que o convencional, mas essa diferença seria diluída no preço do trator, que deve custar apenas 2% a mais do que o equipado com o propulsor comum.

O preço que o produtor pagar a mais poderá ser revertido pelo uso do álcool no lugar do diesel, principalmente para aqueles com grande estrutura - o motor é voltado para tratores de maior porte, com o objetivo de atingir as usinas de álcool.

Por enquanto, a Valtra conseguiu um motor que funcionasse com 50% de álcool e 50% de diesel ou biodiesel - diferentemente dos motores flexíveis que equipam carros de passeio, este não pode ser abastecido com quaisquer quantidades dos dois combustíveis.

O objetivo da fabricante de tratores é que, até o final do processo de pesquisa, o equipamento possa funcionar usando 70% de álcool.

O projeto vem sendo desenvolvido desde outubro de 2008, e atualmente se encontra em fase de testes de engenharia. Em seis meses devem começar os testes de campo. A empresa tenciona fazer com que o motor chegue ao mercado até o segundo semestre de 2010.

O projeto não é pioneiro. Durante a década de 80, a própria Valtra desenvolveu um motor nos mesmos moldes, mas, segundo Jak Torreta Jr., diretor de marketing da empresa, a tecnologia disponível nos dias de hoje permite que o motor deixe de ser apenas um projeto e vá para o mercado.

Outro ponto importante salientado por Torreta: 'o motor é facilmente reversível. Assim, se um produtor de setor sucroalcooleiro precisar vender o trator, um produtor de outro tipo de lavoura pode comprá-lo sem prejuízo'.
Veja mais: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700724-2627,00.html

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