sexta-feira, maio 29, 2009

Blogging para Principiantes - Como optimizar a publicidade do seu blog (estilo e dimensões dos anúncios)?

Por Paulo Faustino

De regresso à nossa série de Blogging para Principiantes, para dar continuidade à optimização de publicidade, desta feita através da estruturação do estilo e dimensões dos anúncios a utilizar no seu blog. No que toca à optimização e maximização dos rendimentos de um blog, a estruturação e estilização da publicidade é um dos factores fundamentais para o sucesso de uma campanha.

A forma como o próprio visitante interage com a publicidade é condicionada pelo estilo que esta apresenta, pelo que é muito importante conhecer os melhores métodos e as melhores formas de posicionar e rentabilizar anúncios, sejam eles contextuais (ex.: Adsense) ou não.

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros dez artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

* 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!
* Como escolher o nicho de mercado correcto?
* Como escolher a melhor plataforma para bloggar?
* Como escolher um domínio para o seu novo projecto?
* Como criar um design funcional para o seu blog?
* Deverá você bloggar por dinheiro?
* Como ganhar dinheiro com o seu blog usando métodos directos!
* Como ganhar dinheiro com o seu blog utilizando métodos indirectos!
* Quanto poderá render um blog?
* Como optimizar a publicidade do seu blog (tráfego e posicionamento de anúncios)?

Existem várias formas de ganhar dinheiro com blogs, tal como referimos neste artigo sobre métodos directos, e todos eles têm a sua forma própria de optimização. No entanto, os princípios básicos de optimização que iremos falar hoje, são aplicáveis a quase todo o tipo de formas de rentabilização, ficando à sua consideração a forma como fazê-lo.

ESTILO DOS ANÚNCIOS

Pese embora uma grande maioria dos sponsors actualmente disponíveis no mercado não lhe permitirem alterar o aspecto dos seus anúncios, excepto nas dimensões do mesmo, a verdade é que existem muitas redes de publicidade, tal como o Adsense, que permitem optimizar não só a dimensão do anúncio, bem como a cor dos seus links, a cor das bordas, do background, do texto, o tipo de letra, entre outras.

Pese embora a lógica diga que quanto mais destaque um determinado anúncio tiver, maior é a probabilidade de este ser clicado, a verdade é que na internet as coisas não funcionam bem assim, especialmente e no que toca a anúncios contextualizados.

A grande maioria dos blogueiros e webmasters chega sempre à conclusão de que a melhor estratégia é tornar os seus anúncios o mais imperceptíveis possível, de forma a confundirem-se com o conteúdo, obrigando o leitor a ler esses mesmos anúncios, ainda que não lhes clique.

Quanto mais destaque um determinado anúncio tiver e/ou mais folcolórico ele for, menos o utilizador terá interesse em lhe clicar, podendo inclusivamente, afastar os leitores do seu blog pelo simples facto de ser um anúncio agressivo visualmente e/ou pouco adaptado às circunstâncias do seu blog.

Em termos genéricos, a optimização de um banner de anúncios do tipo Adsense, depreende uma série de modificações que são um standard na indústria, pese embora seja sempre recomendável você fazer as adaptações e os testes que bem entender. O que muitas vezes funciona para 10 webmasters, poderá não funcionar para si e vice-versa. Vejamos:

* coloque o background dos seus anúncios na mesma cor do background do seu blog;
* coloque as bordas dos seus anúncios na mesma cor do background do seu blog:
* coloque os links do seu anúncio na mesma cor dos links do seu blog;
* coloque a cor do texto na mesma cor do texto do seu blog.

Obviamente este tipo de regras nem sempre é aplicável a tudo o que é blogs, especialmente aqueles que sofrem mais de ad blindness (cegueira aos anúncios por parte de leitores regulares), onde é necessário ser-se criativo e alterar um pouco este conceito em prol da maximização dos rendimentos do blog.

A chave do sucesso no que concerne à estilização de anúncios, prende-se com tentativa e erro. Recomendo sempre aos meus leitores que façam testes intensivos durante 15 dias, com vários formatos, vários posicionamentos e vários esquemas de cores, sigam os resultados e tirem as suas próprias conclusões acerca do que é melhor ou pior para os seus blogs.

DIMENSÕES DOS ANÚNCIOS

Nos dias de hoje, as grandes plataformas de afiliação oferecem aos blogueiros e webmasters várias dimensões para os seus banners e criatividades, facilitando os testes em blogs e websites. Embora não exista nenhuma regra que diga que um formato funciona melhor ou pior que outro, existem alguns formatos que são considerados um standard e que por diversos motivos se apresentam como excelentes opções.

O próprio Adsense recomenda por exemplo a utilização de banners de 300×250 pixeis, referindo que este é um dos formatos que melhor converte dentro do conteúdo de um blog, quando devidamente posicionado no blog.

Os banners de dimensões standard são também uma boa oportunidade ao nível de Adsense, uma vez que podem ser misturados entre anúncios de texto e anúncios de imagem. Os mais reconhecidos são seguramente os banners de 300×250, 468×60 e 120×600. Todos eles apresentam uma grande taxa de anunciantes em anúncios de imagem, facilitando posteriormente a conversão.

Tenha em mente também que você deverá escolher a dimensão dos seus banners de acordo com as dimensões e estrutura do seu blog, ou seja, não deverá colocar um determinado banner dentro do seu conteúdo, somente porque alguém lhe disse que esse formato era rentável.

Procure sempre uniformizar ao máximo os seus anúncios e integrá-los no seu blog de uma forma organizada e atactiva visualmente. É isso que melhor converte, em qualquer tipo de website ou blog.

Amanhã continuaremos a analisar os restantes métodos que faltam, nomeadamente a Relevância dos Anúncios e Valor dos Anúncios. Só depois de compreender a importância destes princípios é que você terá condições de maximizar o potencial do seu blog!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/05/28/blogging-para-principiantes-como-optimizar-a-publicidade-do-seu-blog-estilo-e-dimensoes-dos-anuncios/

Nenhum comentário: