terça-feira, maio 26, 2009

Curiosidades - Artista americano faz "autópsia" em livros

Um artista americano vem aplicando uma técnica que visa dar nova vida e forma a velhos livros, dicionários e enciclopédias amontoados em prateleiras empoeiradas.

Galeria de fotos: O lado oculto dos livros
Brian Dettmer, realiza uma “autópsia dos livros”, em que “disseca”, por meio de recortes, as páginas dos livros.

O artista lamenta que livros velhos, discos, fitas, mapas e outros tipos de mídia tenham tido sua importância reduzida.

O artista diz que uma das regras do processo de "autópsia" é nunca inserir ou alterar o conteúdo das publicações.

Na foto, o artista cria um disco de livros unindo-os pelas capas. Em seguida, ele faz os recortes revelando seus interiores de forma horizontal.

Brian Dettmer, de 35 anos, realiza o que chama de "autópsia dos livros", em que "disseca", por meio de recortes, páginas de dicionários, livros de engenharia e artes, revistas em quadrinhos e atlas.

O resultado são verdadeiras obras de arte em três dimensões, que revelam interpretações novas ou alternativas de seu interior.

"Livros velhos, discos, fitas, mapas e outros tipos de mídia caíram hoje em uma esfera onde estão vários outros tipos de arte. Seu papel diminuiu e hoje existem mais como símbolos de ideias do que como mensageiros de conteúdo", diz Dettmer.

O artista diz nunca inserir ou alterar o conteúdo das publicações. Além dos recortes, a arte de Dettmer ainda consiste em unir e dobrar vários livros juntos antes de colá-los e recortá-los.
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090525_galeria_livros_fp.shtml

Nenhum comentário: