terça-feira, maio 05, 2009

Dinheiro pode transmitir gripe

Os vírus conseguem sobreviver mais de dez dias nas notas.

Além do uso de máscaras, outro hábito tem recebido atenção nos países em que a gripe suína já faz vítimas: lavar as mãos com mais freqüência. Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital das Clínicas de Geneva, na Suíça, indica que o vírus que transmite a gripe consegue sobreviver até 17 dias em notas de papel moeda.

Para que isso aconteça, basta que o microorganismo esteja envolto em restos de muco (que podem ter passado ao dinheiro pela saliva, por exemplo).

Nas análises, os cientistas conseguiram atestar a resistência de uma variante comum do vírus influenza (e não daquela que assusta o mundo, causando a gripe suína). A contaminação aconteceria se uma pessoa saudável tocasse uma nota infestada pelo vírus (presente no muco) e levasse as mãos sujas nas proximidades da boca ou do nariz.

Mas não é de hoje que os especialistas alertam para os cuidados com a higiene no manuseio das notas. Um estudo no início da década de 1990 identificou microorganismos causadores de doenças como intoxicação alimentar e pneumonia em 94% das notas de dólar que circulavam nos Estados Unidos.

"Lavar as mãos é muito importante, tanto quanto se alimentar", afirma a infectologista Thaís Guimarães, coordenadora de divulgação da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A médica ainda alerta para os cuidados com toalhas e sabonetes, que devem ser líquidos. "Sabonetes em barra e toalhas de pano podem deixar a mão mais suja do que antes de ser lavada", diz a especialista.
Veja mais: http://msn.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Dinheiro+pode+transmitir+gripe.mv

Nenhum comentário: