terça-feira, maio 05, 2009

Blogging para principiantes - 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!

Por Paulo Faustino

Hoje vou dar ínicio a uma série de artigos de blogging para principiantes. Desde o ínicio deste projecto que sinto necessidade de explicar algumas coisas que considero importantes relativamente ao blogging e ao acto de bloggar.

Muitas vezes os principiantes nesta área sentem necessidade de perceber o que é bloggar, qual a intenção de bloggar, como ganhar dinheiro a bloggar, como criar um blog de qualidade, entre outros assuntos que ainda não abordámos profundamente aqui no Fique-Rico.

O primeiro assunto desta série é precisamente o porquê do bloggar. Será um blog a solução ideal para o seu problema? Será que você reune as competências necessárias para se tornar um blogueiro de topo? Será que a disciplina e rotina de blogging o fazem sentir-se útil à sociedade? Estas são apenas algumas das perguntas que lhe fazemos já de seguida. Depois de as ler e de responder para si próprio, decida se vale realmente a pena abrir um blog, ou se pretende ser mais um entre milhares de blogueiros que todos os dias iniciam projectos que nunca concluem!

Deverá você criar um blog?

1. VOCÊ GOSTA DE ESCREVER?
O acto de bloggar nos dias de hoje, está directamente relacionado com a escrita. Se por ventura você não gostar de escrever, a probabilidade de ter sucesso com um blog é diminuta. Caso se considere uma pessoa com pouco jeito para a escrita, mas com gosto pelo acto de escrever, tenha em mente que o blogging poderá ser precisamente a peça fundamental para o desenvolvimento das suas capacidades de escrita. Ao longo do tempo você irá denotar a evolução da sua escrita à medida que vai bloggando por prazer.

2. QUAL É O SEU OBJECTIVO?
Bloggar geralmente depreende sempre um objectivo. Seja ele realização profissional, divertimento ou rentabilização, é importante você definir à partida, o objectivo do seu blog e do acto de bloggar. Tente perceber a razão que o leva a abrir um novo blog. Caso não exista uma razão, talvez o melhor seja não começar.

3. VOCÊ É MELHOR A ESCREVER OU A FALAR?
Nos dias de hoje, bloggar não tem obrigatoriamente a ver com escrita, embora 90% dos blogs de hoje sem escritos. No entanto, caso você seja melhor a comunicar do que a escrever, porque não criar um blog somente com video-posts?

4. VOCÊ É UMA PESSOA MOTIVADA?
Embora nos dias de hoje seja relativamente simples criar e colocar um blog online, a verdade é que os primeiros meses de blogging revelam-se extremamente duros e dependentes da motivação do seu autor. Caso você não tenha motivação suficiente para ser bem sucedido, a probabilidade de não o ser é efectivamente grande. Bloggar tem tudo a ver com motivação, paciência, determinação e humildade.

5. VOCÊ É UMA PESSOA DISCIPLINADA?
Embora não exista uma fórmula de sucesso para quem blogga, a verdade é que quanto mais disciplinado você for, maior serão as probabilidades de ser bem sucedido. Essa disciplina muitas vezes está directamente relacionada com a regularidade com que você escreve no seu blog, a regularidade com que você pormenoriza o seu blog, a regularidade com que você responde aos seus comentários, entre outras coisas. Quanto mais disciplinado e trabalhador você for, mais rápido chegará ao cume!

6. VOCÊ TEM TEMPO DISPONÍVEL?
São poucos aqueles que nos dias de hoje começam um blog como um emprego a full-time. Regra geral, um blogueiro é alguém que tem um blog num formato part-time, ao qual dedica algumas horas por dia, seja por prazer ou para ganhar dinheiro.
No entanto, são muitos os webmasters e blogueiros de hoje que criam projectos online para os quais não têm disponibilidade, seja temporal ou psíquica, e em pouco tempo fecham as portas para abrirem um segundo, terceiro ou quarto projecto, que provavelmente também não será bem sucedido. Se você não tem disponibilidade, talvez seja melhor não começar a bloggar!

7. VOCÊ CONSEGUE LIDAR COM A CONCORRÊNCIA?
Nos dias de hoje, bloggar significa concorrer com alguém. São poucos os que conseguem inovar em determinados nichos de mercado, o que faz com que a concorrência seja algo comum e normal no seio da blogosfera. No entanto, lidar com a concorrência nem sempre é fácil, especialmente quando esta é crítica acerca do seu trabalho e da forma como você se desenvolve. Será que você conseguiria lidar positivamente com a crítica? Como é que você iria reagir, se um concorrente seu escrevesse um artigo menos positivo sobre o seu blog?

8. VOCÊ TEM ALGUM CONHECIMENTO TÉCNICO ESPECÍFICO?
Se por ventura você já tem consigo algum conhecimento técnico, aproveite-o em prol do seu blog. No entanto, se você não tem conhecimento nenhum específico em nenhuma área, não se preocupe. Estude, tente perceber de que forma trabalha o mercado, leia blogs e websites de nichos específicos, e comece a fazer experiências. Muitos dos grandes blogueiros de hoje, começaram sem qualquer tipo de conhecimento específico, e hoje, alguns anos depois, são verdadeiros mestres na arte de bloggar.

9. VOCÊ É DEMASIADO SÉRIO OU DEMASIADO DIVERTIDO?
Umas das coisas que mais gosto de ver na blogosfera é o divertimento e prazer que muitos dos seus autores levam no dia-a-dia. Ser divertido não quer dizer que não se seja profissional. Muitas vezes os blogueiros demasiado sérios e rigídos nas suas apreciações, acabam por perder a magia face aos seus concorrentes mais divertidos e descontraídos.
Se estiver a equacionar uma abordagem demasiado agressiva, ponde bem e analise friamente o público alvo para quem pretende trabalhar.

10. VOCÊ É HUMILDE?
Um dos factores mais importantes de um bom blogueiro, na minha opinião, é a sua humildade. Ser melhor que um concorrente porque se está constantemente a deitá-lo a baixo é quanto a mim uma estratégia errada. Se você pretende ser melhor do que alguém, trabalhe para isso e deixe que seja o seu público e a blogosfera em geral, a decidir se você é de facto melhor ou pior que alguém. Não se intitule, muito menos coloque rótulos aos seus adversários.

11. VOCÊ GOSTA DE APRENDER?
Nos dias hoje, a blogosfera cresce a um ritmo impressionante. A capacidade de aprendizagem dos seus autores é elavadissima, e muitas vezes está relacionada com o gosto que estes têm por aprender.

Ler muitos websites e blogs é apenas uma das estratégias de aprendizagem. Se você não tiver gosto pela descoberta e pela aprendizagem, poderá incorrer no erro de estagnar e tornar-se rapidamente obsoleto face aos seus concorrentes.

12. VOCÊ É UMA PESSOA ORGANIZADA?
Bloggar tem tudo a ver com organização. Ao ínicio é extremamente simples organizar as tarefas e responder aos pedidos dos seus leitores, mas à medida que o seu blog vai crescendo e ganhando um estatuto, tudo torna-se mais complicado. Você passa a ter necessidade de responder aos emails, aos seguidores do twitter, aos comentários do seu blog, às redes sociais, entre outras coisas, pelo que é extremamente importante ser-se organizado.

13. VOCÊ É UMA PESSOA SOCIAL?
Uma das coisas que quanto a mim é inerente a todos os blogueiros de sucesso, é a sua capacidade para construir comunidades em torno de si. Seja no Twitter, no seu próprio blog, ou em redes sociais, estes profissionais acabam por ter milhares e milhares de pessoas interessadas em todas as suas movimentações, maximizando o potencial de rendimento da sua marca e da sua imagem.

Se você não for uma pessoa sociável por natureza, é provável que perca algum terreno para os seus concorrentes que fazem uso dessas armas. As redes sociais são hoje uma grande alavanca para o estrelato, tenha isso mente.

14. VOCÊ É CRIATIVO?
Ser criativo não é obviamente um requesito obrigatório para quem pretende ter um blog, no entanto, poderá ajudá-lo a destacar-se rapidamente da sua concorrência. Se por ventura você for uma pessoa criativa, com boas ideias e constantemente à procura de formas para se destacar da sua concorrência, o mais provável é consegui-lo mesmo!

15. CONSEGUIRÁ VOCÊ TRABALHAR NO DURO POR TEMPO INDETERMINADO?
Esta é para mim a pergunta crucial deste artigo e a resposta que define o sucesso e insucesso de um blogueiro. Se você pretende tornar-se um blogueiro de topo, tenha em mente que isso exije que você se empenhe e seja extremamente trabalhador.

Se reparar, todos os blogueiros de topo dedicam muitas horas de trabalho por dia aos seus blogs, e acabam por se destacar não só pelos conteúdos, mas pela dedicação e empenho que empregam diariamente nos seus blogs. Dedicação, trabalho e perseverança, fazem de facto a diferença!

Este é o primeiro artigo de uma série de conteúdos sobre blogging para principiantes. Tenha em mente que existem seguramente muitas mais perguntas para fazer sobre este assunto, no entanto, o importante é você perceber se um blog poderá ajudá-lo a crescer enquanto profissional e autor, ou se será somente mais uma descarga emocional e impeto que o levará ao insucesso!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/05/04/blogging-para-principiantes-15-perguntas-para-fazer-antes-de-comecar-a-bloggar/

Nenhum comentário: