terça-feira, maio 19, 2009

Internet - Novo site de busca desafia o Google e é muito interessante

Há muitos anos nenhum sistema de busca ousa desafiar o lider majoritário, Google. Mas agora o matemático Steven Wolfram, autor de softwares de mathematica lança o novo Wolfram Alpha.

O site tenta prover respostas diretas para problemas de matemática e ciência ao invés de uma longa lista de links. É o primeiro mecanismo com sabedoria computacional.

O Wolfram Alpha é uma experiência totalmente diferente no que diz respeito a mecanismos de busca. Ao digitar uma equação matemática, você será levado a uma página com mais equações, identidades matemáticas e gráficos.

Ao buscar algum termo científico será redirecionado a fórmulas químicas, informações sobre nomenclatura, detalhes e imagens.

Ao pesquisar por um país como o Brasil, por exemplo, recebe informações relevantes sobre o mesmo e até um mapa diretamente nos resultados da busca.

Se a sua dúvida diz respeito a ciência, matemática, linguística ou história, o Wolfram será extremamente eficaz. No entanto, o que separa a invenção do matemático do sucesso do Google é não ser capaz de trazer informações de assuntos mais triviais, como a cultura pop.

Mas apesar de possuir um banco de dados menor, pode dar informações mais pertinentes sobre muitos tópicos e possui menos dúvidas com relação à sua precisão.

O site de busca também tem bom humor. Por exemplo, a busca “88mph” o levará uma resposta com referência ao filme De Volta Para o Futuro, “velocidade em que Marty McFly precisava para dirigir o Delorean DMC-12 para viajar no tempo”.

Além disso, o site aceita conteúdo enviado por visitantes, que passa por uma revisão antes de ir ao ar. Essa pode ser a maneira de aumentar o banco de dados para a busca do site. [Wolfram Alpha, Daily Tech]
Veja mais:http://hypescience.com/novo-site-de-busca-desafia-o-google/

Nenhum comentário: