terça-feira, junho 09, 2009

Blogging para Principiantes - Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos?

Por Paulo Faustino

A nossa série de Blogging para Principiantes está praticamente a terminar, pelo que hoje iremos falar sobre quais os aspectos a ter em conta na escrita de títulos de qualidade para os seus artigos.

Provavelmente você saberá que os títulos dos seus posts representam um papel muito importante na dinâmica e crescimento do seu blog, pelo que quanto mais eficientes forem, melhor.

Também saberá certamente, que a primeira impressão é sempre aquela que fica, estejamos a falar de sites, blogs, ou de um outro qualquer negócio…

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros treze artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

* 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!
* Como escolher o nicho de mercado correcto?
* Como escolher a melhor plataforma para bloggar?
* Como escolher um domínio para o seu novo projecto?
* Como criar um design funcional para o seu blog?
* Deverá você bloggar por dinheiro?
* Como ganhar dinheiro com o seu blog usando métodos directos!
* Como ganhar dinheiro com o seu blog utilizando métodos indirectos!
* Quanto poderá render um blog?
* Como optimizar a publicidade do seu blog (tráfego e posicionamento de anúncios)?
* Como optimizar a publicidade do seu blog (estilo e dimensões dos anúncios)?
* 14 estratégias para conseguir novos leitores para o seu blog
* Como instalar o Wordpress num Servidor Próprio?

Escrever títulos para artigos em blogs, pode muitas vezes parecer uma estratégia simples, mas na verdade pode tornar-se bastante complexa dependendo da importância que você dá aos títulos e ao seu objectivo. Existem pelo menos 3 objectivos na escrita de títulos de qualidade, que passo a citar:

ESCREVER TÍTULOS PARA OS MOTORES DE BUSCA

Uma das ferramentas que gosto mais de utilizar quando tento perceber quais os termos e pesquisas mais utilizadas na internet em Portugal e no Brasil, é o Google Insights, uma ferramenta que permite saber quais as palavras-chave mais eficientes em determinados mercados específicos.

Se por ventura abrir o Google Insights para procurar qual a pesquisa relacionada e mais procurada com "criar blog" no Brasil, seguramente irá descobrir algumas coisas interessantes, vejamos:

Colocando vários termos em comparação, nomeadamente "criar blog", "como criar um blog", "criação de blogs" e ainda "onde criar um blog", ficamos rapidamente com uma noção de como funciona o mercado de pesquisas no Brasil para pesquisas desse tipo. Seleccionado do lado direito apenas o Brasil, em todas as subcategorias, percebemos rapidamente que o termo mais procurado no Google é "Criar Blog".

Este resultado pode ser extremamente importante para quando você decide escrever um novo título para um artigo seu, onde provavelmente estava a pensar escrever ‘aprenda sobre criação de blogs em wordpress’, mas que na verdade deveria ser algo do tipo ‘como criar blog em wordpress passo a passo’, por exemplo.

Como se não fosse suficiente, o Google Insights oferece ainda um organigrama com informação MUITO importante acerca das maiores pesquisas relacionadas com os termos que comparámos, e também as pesquisas que mais crescem diariamente no motor de busca.

Ficamos então a perceber que as duas maiores pesquisas relacionadas são por exemplo "blog criar um" que poderia muito bem funcionar com um título do tipo “como criar um blog”, e ainda a pesquisa "como criar blog".

Do lado direito temos direito ao top das pesquisas que mais crescem no Google e que estão directamente relacionadas com os termos que comparámos inicialmente. Ficamos então a perceber que pesquisas como ‘criar blogspot’ ou ‘criar blog blogspot’ são duas pesquisas que crescem imenso todos os dias e que podem traduzir-se num volume de tráfego interessante para o seu blog.

ESCREVER TÍTULOS PARA O RSS FEED

De uma forma muito similar, para quem utiliza os agregadores de RSS Feeds, é extremamente importante produzir títulos de qualidade que garantam tráfego e visitas no meio de tantos outros conteúdos agregados. Tendo em conta o grau de concorrencialidade que existe neste tipo de serviços, só os melhores títulos produzem resultados, garantidamente!

O mesmo acontece com os subscritores do seu blog. Se por ventura os seus títulos não forem suficientemente atractivos, dificilmente os seus leitores clicam neles para visualizarem os conteúdos directamente no seu blog, o que significa menos tráfego, menos cliques e menos rendibilidade.

ESCREVER TÍTULOS PARA OS SEUS LEITORES

Títulos de grande qualidade influenciam também a forma como os seus leitores interajem com o seu blog. Já referi por diversas vezes que a tendência de hoje é um leitor fazer um scan geral pelo seu blog à procura de algo que lhe chama à atenção.

Esse "algo", é na verdade um título de qualidade que o deixe intrigado e interessado em perceber sobre o que se trata. Só nesse momento é que o leitor faz uma pausa para ler profundamente aquilo que você escreveu, e quiçá traduzir isso em rendibilidade.

COMO UTILIZAR TÍTULOS DE QUALIDADE EFICIENTEMENTE?

Existem várias estratégias para produzir títulos de qualidade para os seus artigos, sendo o factor qualidade algo muito subjectivo no que à blogosfera diz respeito. Ainda assim, existem algumas técnicas e algumas formas de criar títulos mais atractivos, sendo que poderá tentar adaptar essas técnicas ao seu próprio blog. Vejamos:

KEEP IT SIMPLE

O conceito americano do ‘keep it simple’ é na verdade e quase sempre, sinónimo de sucesso. A grande maioria dos blogueiros nacionais e internacionais concorda certamente que os melhores títulos são aqueles que se apresentam curtos, directos e simples de compreender.

No entanto, utilizar títulos maiores pode ser uma forma de captar mais a atenção do público (ver em baixo), criando confusão, polémica ou mesmo frustração por vezes.
Outra grande vantagem dos títulos curtos (menos de 40 caracteres) é o facto de eles aparecerem completos nos resultados dos motores de busca, facilitando a leitura de quem procura conteúdos neste meio.

CAPTAR A ATENÇÃO

Existem muitos autores que utilizam técnicas de captação de leitores através de títulos que na sua essência são chocantes, controversos, confusos ou grandes afirmações.

Na verdade este tipo de técnicas atrai muito público a curto prazo, mas provavelmente acaba por destruir mais o seu blog do que ajudá-lo a crescer. É de evitar também captar a atenção dos seus leitores utilizando títulos enganosos, que têm como objectivo atrair o leitor para um assunto que na realidade não corresponde ao título.

PREENCHA UMA NECESSIDADE

Regra geral todos sabemos que o tipo de artigos mais eficientes da blogosfera são seguramente os tutoriais e as dicas que preenchem necessidades específicas dos leitores. Se prentende direccionar grandes quantidades de tráfego para o seu blog, procure preencher necessidades e dúvidas dos seus leitores, recorrendo a artigos e títulos de qualidade.

UTILIZE PALAVRAS-CHAVE

Do ponto de vista da optimização para motores de busca, é essencial a utilização de palavras-chave no título dos seus artigos. Ao mesmo tempo, torna-se complicado manter o título "simples" e "captar a atenção" do leitor, utilizando ainda assim palavras-chave.

Quando você consegue reunir estes três princípios num único título, tenha em mente que este será seguramente um sucesso.Do ponto de vista do SEO, é também importante colocar as palavras-chave no ínicio do título preferencialmente.

DEDIQUE ALGUM DO SEU TEMPO

O título dos seus artigos tem um papel extremamente importante na estratégia do seu blog. Provavelmente mais do que tudo o resto. Pese embora você se dedique imenso à criação de conteúdo de qualidade, é muito importante que você dedique algum do seu tempo ao desenvolvimento de títulos de qualidade.

Resumindo tudo, é muito importante que você veja os títulos dos seus artigos como anúncios publicitários. São eles que vendem tráfego e visitantes, pelo que é primordial que você invista neles da mesma forma que investe no seu conteúdo. Antes de carregar publicar, tenha a certeza de que o seu título fará o máximo pelo seu próprio conteúdo.

Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/06/09/blogging-para-principiantes-como-escrever-titulos-de-qualidade-para-os-seus-artigos/

Nenhum comentário: