sábado, junho 06, 2009

Botânica - Japoneses criam fábrica com “linha de produção” de verduras

A empresa japonesa Ozu Corporation está investindo em um novo estilo de cultivo de plantas. Em uma espécie de fábrica, vegetais como alface e acelga são dispostos em estantes, e diversos fatores relativos à produção são controlados, a exemplo de luz, temperatura e umidade.

Segundo a companhia, esse rígido controle permite que o alimento seja produzido de maneira segura e com qualidade, além de garantir a estabilidade da oferta ao longo dos anos.

Os vegetais cultivados pela Ozu não utilizam defensivos químicos, já que não há insetos dentro da fábrica - o que torna o alimento naturalmente mais limpo, possibilitando ainda a economia de água para lavá-los.A iniciativa de se criar "linhas de produção de vegetais" é vista como uma grande alternativa para resolver alguns dos problemas que a agricultura japonesa enfrenta, como ausência de espaço para cultivos e idade avançada dos produtores (a maioria dos agricultores tem cerca de 65 anos, e apenas 5% deles têm menos de 40 anos).Homem trabalha na "linha de produção" da Ozu: vegetais em estantes (Fotos: Getty Images)
Veja mais: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1700917-1641,00.html

Nenhum comentário: