sábado, junho 20, 2009

Como funciona - TV Led

A revolução dos LEDs está chegando a cada dia que passa, mas ainda temos muito o que evoluir. Afinal de contas o que é um LED?

Hoje em dia, qualquer celular ou equipamento eletrônico tem algumas luzinhas piscando, indicando se o equipamento está ligado ou desligado. Pois bem, isso é um LED.

O LED é constituído de um semicondutor, o mesmo utilizado na contrução do processador do seu micro, só que dopado de forma diferente a fim de emitir luz com diversas cores.

Ele já existe a uns 25 anos, só que a grande dificuldade era produzir um LED que emitisse uma grande quantidade de luz e também de diversas cores. No passado só tínhamos LEDs amarelos e vermelhos, hoje encontramos azuis, verdes, rosa, enfim várias cores.

Ja são utilizados em faróis de carro, semáforos e até mesmo em lâmpadas residenciais. A grande vantagem é o baixo consumo, cerca 100 vezes menos em uma lâmpada residencial, só que ainda são muito caros.

Mas como estávamos falando das TVs LED, o princípio é o mesmo. Ao invés de ser utilizado uma fonte de luz, onde essa luz é polarizada e transformada nos pixeis da imagem no caso das TVs LCD comuns, as TVS LED utilizam como fonte der luz um LED.
Simples não.

Os fabricantes prometem uma economia de 40% na energia elétrica, uma maior definição de cores e o mais legal, muiiito mais fina. Se alguém já possui uma, comente como ela é. Veja mais: http://como-funcionam.blogspot.com/

Nenhum comentário: