quarta-feira, junho 10, 2009

Economia & Negócios - “Conquistei o mercado internacional”

Por Katia Simões

Geógrafo, Marco Stefanini, 58 anos, abriu na sua própria casa, há 22 anos, a Stefanini IT Solutions, uma das 100 maiores empresas de tecnologia da informação do mundo. Hoje, ele soma 34 escritórios, está presente em 16 países e faturou R$ 510 mi em 2008.

COMEÇAR EM CASA

É algo comum às empresas de tecnologia. Tem a vantagem de diminuir os custos e facilitar o aprendizado, mas traz problemas porque dificulta o encontro com os clientes e a representatividade no mercado. É um período de aprendizado, de conhecimento do setor, que não deve ser muito longo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Quando se é pequeno, a flexibilidade e a velocidade na tomada de decisões têm um peso importante, e o colocam em posição de vantagem. Em contrapartida, a marca não tem tanta visibilidade e as referências são poucas. Contar com um bom portfólio faz muita diferença.

FLEXIBILIDADE

É essencial nesse mercado. Ao longo de nossa trajetória enfrentamos muitas instabilidades econômicas, entre elas, o Plano Collor, que nos deixou com apenas R$ 50 em caixa.

Em todas, conseguimos nos adaptar sem prejuízos para o negócio. Mas o que exigiu maior flexibilidade e agilidade para moldar a empresa à nova realidade foram as evoluções tecnológicas.

Vivemos a mudança do mundo mainframe, do servidor central, para os microcomputadores em rede e a chegada da internet. Foi preciso reinventar a empresa em cada uma delas. Começar do zero. Se eu não tivesse o olhar no futuro, teria morrido na praia.

EXPANSÃO PLANEJADA

Crescemos porque somos abertos ao aprendizado e às novidades da área; porque investimos na qualidade de nossos serviços e no cumprimento dos prazos de entrega. No nosso segmento, isso é visto como diferencial.

Demos um passo à frente, também, quando buscamos certificações de qualidade, o que ainda hoje poucos fazem, e na ousadia adotada no processo de internacionalização. Tudo isso baseado em um conservadorismo financeiro que, em épocas de crise econômica, é essencial.

DESAFIO

Nada é mais desafiador do que contratar pessoas, desenvolver seus talentos e mantê-las na empresa. O capital humano é nosso maior bem e o mais complexo de ser administrado.

LIÇÃO

Quando se abre uma empresa é preciso imaginar que a receita será sempre menor do que o previsto e as despesas bem maiores. Só assim você terá fôlego para ir adiante.
Veja mais: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1699556-2991,00.html

Nenhum comentário: