quarta-feira, junho 24, 2009

Gastronomia - Conheça o serviço de personal chef

A advogada Patrícia Flaquer trabalha o dia inteiro fora e tem pouco tempo para cuidar das refeições da casa. Quem planeja e faz o almoço é a cozinheira Dileuza Mendonça. Só que patrícia não estava satisfeita com o cardápio.

“Repetia muitas vezes e tinha meia dúzia de pratos que invariavelmente tinha duas vezes por semana um deles. Chegou uma hora que eu estava muito enjoada. Eu queria uma novidade”, conta a advogada Patrícia Flaquer.

Patrícia decidiu que era hora de mudar e contratou a empresa especializada em culinária para transformar Dileuza em uma chef de cozinha. O esquema profissional escolhido foi o das empresárias Mayra e Patrícia Abbondanza. Elas dão cursos de culinária na casa do cliente. O negócio começou no final de 2008. Elas já atenderam mais de 15 clientes.

“Eu acho que o mercado é bom, porque as pessoas têm um interesse maior em gastronomia, por que está na moda, as pessoas querem comer bem e querem comer bem em casa. A gente investiu pouco, porque o nosso trabalho é na casa das pessoas. A gente não tem um espaço onde a gente receba alunos para um curso.

Então, a gente atende em domicílio. Com isso, a gente já elimina o custo do aluguel. Como só eu e a Mayra atendemos, não temos nenhum contratado até agora”, disse a empresária Patrícia Abbondanza. O trabalho começa com uma conversa com a cliente. É preciso conhecer os hábitos e os gostos da família.

“A gente não precisa perder tempo fazendo um curso completo. A gente vai direto aos pontos de maior interesse e aos pontos falhos: o que vocês gostariam? O que vocês gostariam de jantar? Hoje, na verdade, eles nem sabem responder essa pergunta, mas a gente sabe responder”, afirmou a empresária Mayra Abbondanza. O próximo passo das empresárias é ir com Dileuza até o supermercado.

“A pessoa que faz as compras normalmente não é a pessoa que vai cozinhar. Então, é muito difícil saber o que a pessoa está pensando em cozinhar. Muitas vezes é o motorista que faz as compras ou então a dona da casa, que é não normalmente a pessoa que cozinhar e é muito difícil acertar o que ela está pensando em usar”, acrescentou a empresária Mayra Abbondanza. Elas ensinam como fazer as compras.

“A gente tem uma programação semanal, feita com antecedência. Não é só chegar ao supermercado e ir colocando tudo no carrinho. Faça primeiramente uma lista, uma programação de menu e compre na quantidade adequada”, recomenda Mayra.

Dileuza volta à cozinha e aprende a separar os ingredientes, a preparar os molhos e a cortar os legumes. A proposta da empresa não é apenas ensinar um cardápio rico, mas planejar a cozinha.

O curso também ensina a reduzir o desperdício na cozinha. Antes, o que sobrava era jogado fora. Agora, Dileuza está aprendendo a conservar os alimentos. A despesa com supermercado já caiu 30%.

“Estou ensinando a condicionar bem tudo o que vai para a geladeira. A gente não quer que passe nenhum cheiro, nem da geladeira para o alimento nem do alimento para a geladeira, que não contamine e também não resseque dessa maneira, evitando desperdício”, aponta a empresária Mayra Abbondanza.

O curso de culinária custa R$ 2,8 mil. São cinco aulas em um total de 20 horas. A aluna aprende a preparar 25 receitas, entre entrada, prato principal e acompanhamento.

Os temperos vêm de um pequeno jardim em vasos que as empresárias ensinam a cultivar em casa. A etiqueta também faz parte do programa do curso. Agora, Dileuza conhece as regras para montar a mesa.

É hora de servir. Primeiro: salada de rúcula, queijo de cabra e figos. O prato principal é lasanha de abobrinha ao pesto. “Gostei! Estava maravilhosa. Os ingredientes fresquinhos, essa história de grelhar a abobrinha, não fica mole, faz toda a diferença”, comentou a advogada Patrícia Flaquer

Agora, patrícia pode desfrutar no dia a dia a qualidade de um restaurante “classe A” sem sair de casa.“Agora para jantar fora só se a Dileuza for junto”, brinca a advogada. “Ainda não me considero uma ‘chef’, mas já estou bem ‘aprendida’”, disse a cozinheira Dileuza Mendonça.
Veja mais: http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR335555-5027,00.html

Nenhum comentário: