quarta-feira, junho 24, 2009

Religião & Literatura - Doutrina e cultura Umbandista

LINHAS DE TRABALHO NA UMBANDA

Por Monica Berezutchi*

As linhas de trabalho na Um­banda, são compos­tas por espíritos que evoluíram e se hierarquizaram, assu­mindo sua missão consci­entemente, para auxiliar o ser humano encarnado e o desen­carnando. São espíritos com alto grau de conhecimento das leis div­i­nas com uma grande vontade de servir a Deus através de seus semelhantes.

São consagrados mestres, ma­gos, instrutores, guias, ori­en­tadores, conselheiros, pai, mãe, amigo, leal, verdadeiro, de moral elevada, de caráter estável , equilibrados em seu racional e emocional.

São de uma sabedoria profunda porém simples pois já vivenciaram o lado encarnado da vida e já estão no lado espiritual. Conhecedores e pesquisadores da natureza, dos Tronos, das Divindades, dos Orixás, da criação como um todo.

Eles vieram de diversas culturas, isso quer dizer, que utilizam-se de for­mas de trabalho relacionado à afini­dade de costumes e culturas de outros paises que não só da cultura brasileira.

Em solo brasileiro foi permitido pelo Trono das 7 Encruzilhadas, ter espaço e oportunidade de encarnados e desen­carnados se unirem, trocarem experi­ências e aprendizados, através das co­mu­nicações, este intercâmbio chama­mos de incorporação.

Esse mecanismo disposto desde a criação do ser, está gravado em sua centelha original, em seu campo eletromagnético e em seu eixo, são preparados pelas divindades para esses espíritos quando encarnados serem médiuns e os desencarnados evoluídos e preparados para assumir a evolução de outros irmãos.

Quando são destinados a serem guias espirituais, freqüentam “escolas astrais” “colégios” e “cursos de apri­moramento” sobre os mistérios de Olo­rum e aprendem a como se comporta­rem na linha de trabalho que irão se manifestar.

ENTÃO TEMOS NA UMBANDA SAGRADA:

• Caboclo • Cabocla

• Preto Velho • Preta Velha

• Baiano • Baiana

• Cigano • Cigana

• Criança – menino

• Criança – menina

• Boiadeiro • Marinheiro

• Exu • Pomba Gira

E DENTRO DE CADA CLASSIFICAÇÃO DE LINHAS TEMOS AS LINHAS PURAS E CRUZADAS:

LINHAS PURAS

Ex: Caboclo de Ogum

Nome simbólico:

Caboclo 7 Espadas

Caboclo Peito de Aço

É quando ele se reporta a um único mistério – Orixá Ogum

LINHAS CRUZADAS

Ex:Caboclo Gira-Mundo

Caboclo Arranca-Toco

Caboclo Quebra Pedra

Caboclo Pedra Branca

É quando se reportam para mais de um mistério – Orixá.

Quando estes guias espirituais assu­­mem sua missão, junto com o mé­dium cria-se um elo, e aos poucos esses médiuns precisam desenvolver estes dons mediúnicos, procurando um ter­reiro de Umbanda para que as mani­festações sejam acompanhadas junto com o desenvolvimento mental em ques­­tão. Não existe tempo para começar, basta querer se dedicar com amor e paciência, para que possa ser bem conduzido pelos Sagrados Orixás que regem a coroa deste médium.

Os terreiros são espaços prepara­dos para que possa ocorrer as giras de desenvolvimento com tranqüilidade, pois todos os terreiro de umbanda, acredito eu, tenham suas firmezas e seus assentamentos firmados, essas são as chaves que protegem e guardam as energias dos seus freqüentadores.

Os guias espirituais assumem com o Sacerdote os compromissos perante a espiritualidade, e dentro das hierar­quias, uns assumem o grau de mentor, guia chefe e guia de frente, dando su­porte e sustentação para o sacer­dote poder lidar com as energias nega­tivas ou com as investidas do baixo astral, ou por que não dizendo dos médiuns que chegam com seu templo vivo e seu íntimo carregado de energias nega­tivas.

Os guias são espíritos incansáveis doutrinadores, em se tratando do assun­to em questão, estes mesmos guias de Lei não toleram os procedi­mentos errados de seus filhos, são os primeiros a lhe chamarem a atenção, eu não acredito que um verdadeiro guia de Lei possa tolerar tais atitudes, con­tro­versas às leis de amor e caridade.

Talvez seja o fato de não terem mais estrutura mental para que um espírito de luz possa passar suas comu­nicações, aí vem às mistificações, as palhaçadas, que estamos cansados de ouvir, ver ou vivenciar. Como um guia pode maltratar seus conduzidos? Pode ensinar, repreender, mais nunca humilhar.

Continuarei na próxima edição.

Fonte: Monica Berezutchi* é Sacerdotiza de Umbanda responsavel pelo Templo da Luz Dourada e Idealizadora dos Cursos: Portal de Luz do Pai Obaluayê, Doutrina e Cultura Umbandista, Desvendando a Umbanda - Único Encontro. Também ministra os cursos de: Teologia de Umbanda Sagrada (Idealizado por Rubens Saraceni) e Sacerdócio de Umbanda Sagrada (Preparada por Rubens Saraceni). No Templo da Luz Dourada também há: CURSO DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Endereço: Av. Vila Ema, 3593 - Vila Ema Tel.: (11) 2302 - 4087
E-mails: curso@luzdourada.org.br - izabel@luzdourada.org.br
Jornal de Umbanda Sagrada - Junho de 2009. Este texto pode e deve ser retransmitido, desde que se mantenha a integridade de autoria e fonte de origem.
Enviado por email pelo amigo ALEXANDRE CUMINO

Nenhum comentário: