quinta-feira, junho 18, 2009

Gestão de Blogs&Websites - Optimização para Motores de Busca em Fórums Simple Machines (SMF)

Por Paulo Faustino

Tenho verificado ultimamente que existem muitos webmasters em Portugal e no Brasil que fazem uso de Fórums de discussão. A sua grande maioria tem fórums de discussão generalistas ou muitas vezes associados a nichos de mercado muito específicos.

Outra características comum a uma grande parte deles, é o facto de utilizarem o SMF (Simple Machines Forum) como recurso para a construção e gestão dos seus Fórums, sendo considerado pela crítica como o melhor software gratuito para construção de Fórums de discussão.

Entretanto, tenho verificado em fórums para webmasters, nomeadamente no Mais-Tráfego, que muitos desses webmasters procuram encontrar formas de optimizar os seus fórums para os motores de busca, recorrendo a técnicas de SEO compatíveis com a actual estrutura do SMF.

Na verdade, os fórums de discussão, quando bem indexados, são autênticas máquinas de angariação de tráfego, tal é a sua capacidade de criação de páginas e conteúdos. Embora sejam díficieis de rentabilizar, os fórums de discussão são uma excelente oportunidade para a criação e redireccionamento de tráfego para outros projectos paralelos, por exemplo.

Considerei portanto que é primordial conseguir optimizar ao máximo o SMF para retirar dele o máximo rendimento possível. Vejamos como é possível fazê-lo.

1. ENDEREÇOS URL

Uma das coisas mais importantes da optimização para motores de busca são os permalinks, ou seja, os links URL permanentes nos endereços das nossas páginas, posts e artigos. Por defeito o SMF faz uso de endereços URL que não são benéficos em termos de optimização para motores de busca.

No entanto, existe um mod para SMF intitulado Pretty URLs que rescreve os endereços do seu fórum, tornando-os automaticamente mais eficientes ao nível dos motores de busca.

Embora este seja um mod muito simples de instalar, é necessário ter em conta que o ficheiro .htaccess se encontra disponível para escrita, bem como a raíz do servidor.

Vejamos um exemplo de um endereço de um artigo com e sem o mod instalado:

* Sem Mod: http://www.exemplo.com/index.php?topic=2969
* Com Mod: http://www.exemplo.com/offtopic/asus-lanca-novo-portatil/

O Mod Pretty URLs faz uso do título dos tópicos no endereço dos próprios tópicos, tornando o seu fórum mais eficiente ao nível dos motores de busca, podendo inclusivamente posicionar-se da melhor forma em determinadas palavras-chave específicas.

2. ROBOTS.TXT

Um dos graves problemas dos Fórums de discussão são seguramente os conteúdos duplicados. Os motores de busca detestam duplicação de conteúdo, sendo que geralmente analisam-no como uma tentativa de subir nos próprios motores de busca para termos e palavras-chave específicas.

Uma vez que cada post e cada tópico é acessível individualmente pelo motor de busca, é necessário utilizar um ficheiro Robots.txt (ler mais sobre Robots.txt) para dizer ao próprio motor de busca o que é indexável e o que não é. Na verdade iremos fazer com que este indexe os tópicos num seu todo, ao invés de andar à procura de conteúdos isolados e dispersados pelo fórum.

Para isso, deverá criar um ficheiro robots.txt em bloco de notas, logicamente, com o seguinte código lá dentro:

User-agent: *
Disallow: /*?action*
Disallow: /*sort=*
Disallow: /*msg*

Depois disso, coloque o seu ficheiro robots.txt na raíz do seu servidor e voilá!

3. TAGS H1

As tags H1 nos títulos dos tópicos e dos posts do seu fórum é uma medida extremamente importante na equação que os motores de busca fazem ao nível da indexação e rankeamento dos seus resultados.

Infelizmente, nos fórums de discussão ainda não é possível instalar um Mod que nos ajude a melhorar este problema de uma forma eficiente.

Sugere-se apenas que as tags

surjam sempre quando se está numa determinada página, embora executar este tipo de alteração ao template do seu fórum, exiga algum conhecimento técnico, inclusivamente ao nível do CSS.

4. GOOGLE TAGGED

Google Tagged é um MOD para SMF que entre outras coisas permite-nos saber até que ponto a indexação do nosso fórum está a funcionar ao nível dos motores de busca.

Este Mod apresenta sempre que entramos numa determinada página ou tópico, as palavras-chave que levam mais tráfego a essas mesmas páginas. Embora não seja tecnicamente SEO, este Mod ajuda-nos a ter uma percepção de quais as pesquisas mais eficientes, quais as palavras-chave mais importantes e de que forma deveremos posicionar o nosso fórum para melhorar os resultados ao nível do tráfego orgânico.

5. META TAGS

Embora não tenham o peso que tinham no passado, as meta tags são uma forma de os motores de busca classificarem websites, blogs e fórums de discussão. Deverá editar a sua “meta description” no ficheiro index.template.php do seu template SMF.

Para os utilizadores da versão SMF V2, existe um mod muito interessante e intitulado vBulletin Style Meta Tags, que ajuda-o a actualizar as suas meta tags gerais e inclusivamente as relacionadas com os tópicos criados.

6. CABEÇALHO E RODAPÉ

Uma forma interessante de melhorar a indexação do seu fórum SMF para as palavras-chave e termos que você mais utiliza, passa seguramente pela adição de texto no cabeçalho e no rodapé do seu fórum.

Esse texto poderá ser ilustrativo da temática do fórum. Algo do tipo institucional, digamos.Considere utilizar o mod Global Headers and Footers para executar esta acção, e preocupe-se em colocar a negrito as palavras-chave que fizerem parte desses mesmos textos.

Obviamente existem mais pormenores que podem ser tidos em conta na optimização para motores de busca de um fórum de discussão. No entanto, se conseguir realizar os 6 passos que aqui apresentamos, seguramente irá notar diferenças ao nível de captação de tráfego orgânico.

Se usa um fórum de discussão SMF, deixe a sua opinião com Mods e outras alterações que considere importantes! A sua opinião aqui conta!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/06/18/optimizacao-para-motores-de-busca-em-forums-simple-machines-smf/

Nenhum comentário: