quinta-feira, junho 18, 2009

Justiça - Cracker da NASA tem futuro decidido em julho

A suprema corte britânica marcou para o dia 14 de julho a audiência em que decide se Gary McKinnon será ou não julgado no Reino Unido.

O acusado, que mora em Londres, entrou com pedido de revisão judicial da decisão tomada pelo Ministério Público (Crown Prosecution Service), que havia resolvido não processá-lo em seu país natal.

Os advogados alegam que, se não for julgado no Reino Unido, McKinnon corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderia pegar uma pena de até 60 anos.

Gary McKinnon: o cracker britânico que invadiu os sistemas do Pentágono e da NASA

O governo americano afirma que McKinnon é responsável pela maior invasão a computadores militares de todos os tempos.

Ao longo de anos, o cracker burlou alguns dos mais poderosos sistemas de segurança do mundo, como o do Pentágono e da NASA, e chegou a deixar mensagens dentro deles.

Os juízes da suprema corte estão revisando a decisão da ex Secretária de Interior, Jacqui Smith. Ela negou o segundo pedido de julgamento no Reino Unido proposto pela defesa mesmo depois de saber que o acusado sofria da síndrome de Asperger – que apresenta sintomas parecidos com o autismo.

Se decidirem que ela cometeu um erro, o caso volta para as mãos do atual secretário, Alan Johnson. Caso todas as decisões sejam negativas, a defesa de McKinnon planeja recorrer à Câmara dos Lordes e, em ultimo caso, à Corte Européia de Direitos Humanos.

Veja mais: http://info.abril.com.br/noticias/ti/cracker-da-nasa-tem-futuro-decidido-em-julho-17062009-29.shl

Nenhum comentário: