sexta-feira, junho 05, 2009

Negócios - Empresa cria máquina para conservar água de coco

A água sai do coco e vai para a embalagem sem perder seu sabor e nutrientes. Com este produto, o empresário Fábio Lewin, proprietário da Coco Legal, inovou.

A empresa, situada no distrito fluminense de Papucaia, a 80 quilômetros do Rio de Janeiro, é destaque no Faça Diferente, série de programas de rádio do Sebrae sobre inovação. A empresa cresceu 400% em quatro anos. Em 2005, a Coco Legal vendia 2.600 litros de água de coco por mês. Hoje, comercializa 12 mil litros/mês.

A Coco Legal começou suas atividades há sete anos. Em seu quadro trabalham 15 pessoas. Com seu próprio coqueiral, a empresa vende cerca de 20 mil litros de água de coco por mês para hotéis, hospitais, bufês, lojas de sucos, bistrôs e hospitais no Estado do Rio. A agroindústria também entrega o produto em domicílio.

Fábio Lewin, proprietário da Coco Legal, diz que o motivo para o sucesso do seu empreendimento reside na orientação oferecida pela Embrapa e pela Emater e no aparato tecnológico usado para o envasamento da bebida. Esse processo é certificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O equipamento foi desenvolvido pela própria Coco Legal.

Lewin explica o procedimento da sua empresa para que a água de coco embalada não perca suas propriedades nutritivas e nem o sabor. "Aberto o coco, em uma temperatura superior a 5º, a água rapidamente se oxida, o que causa prejuízo ao gosto e aos nutrientes". E Fábio completa: 'Nosso coco é aberto em uma máquina, a uma temperatura de 2º. Em quatro segundos, a água é envasada dentro desse equipamento'.

FIBRA PARA ADUBO

Criador de um produto diferenciado, para Fábio inovar é "solucionar problemas ou atender às necessidades do mercado". Mas ele adverte: "Inovar não é fácil. Exige dedicação, estudo e investimento".

Outro ponto importante no trabalho da Coco Legal está no desenvolvimento de uma atividade ambientalmente correta. As cascas de coco constituem um problema ambiental, dada a dificuldade no seu descarte. Levam anos para se decompor. A Coco Legal resolveu a questão. Tritura as cascas e utiliza as fibras para adubo nas plantações.

Como resultado do seu trabalho, em 2008 a Coco Legal conquistou o Prêmio Shell de Empreendedorismo Sustentável, nas categorias Empreendedor e Empreendimento.

Fábio Lewin aproveita para elogiar o trabalho do Sebrae, instituição parceira de sua empresa. Ele já participou de cursos como os de Gestão Financeira e Logística.

A Coco Legal também conta com o apoio do Sebrae em rodadas de negócios. "Elas têm uma enorme importância para nós. As pequenas empresas não dispõem de acesso aos grandes clientes, o que as rodadas de negócios proporcionam", elogia.
Veja mais: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1701020-2574,00.html

Nenhum comentário: