quinta-feira, junho 04, 2009

Notícias da Caixa - Público pede e Edwin Luise volta com monólogo na Caixa Cultural Brasília

Devido ao estrondoso sucesso, está de volta a Brasília o espetáculo vencedor de todos os prêmios de teatro do ano de 2007 no Rio de Janeiro. “Eu Sou Minha Própria Mulher”, monólogo estrelado por Edwin Luisi e dirigido por Herson Capri e Susana Garcia, sobe novamente ao palco do Teatro da CAIXA nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho, com sessões às 20h na quinta, sexta e no sábado, e às 19h no domingo.Da última que vez que esteve em Brasília, em maio passado, Edwin Luisi lotou por três dias o Teatro da CAIXA. A procura foi tanta que foi preciso abrir uma sessão extra do espetáculo no domingo.

Agora, o ator está de volta para mais uma temporada do monólogo “Eu Sou Minha Própria Mulher”. Esta será a terceira vez que Luisi trará o espetáculo à Brasília no espaço de um ano. Uma comprovação do sucesso desta que foi considerada pelo jornal O Globo como uma das melhores peças de 2007.

“Eu Sou Minha Própria Mulher” conta a história verídica da simpática alemã Charlotte von Mahlsdorf, que nasceu e cresceu na Alemanha Oriental. Personalidade comovente, alegre e adorável, Charlotte montou e preservou durante todos os regimes de repressão por que passou um fantástico museu de antiguidades.

No porão deste museu, a alemã, que passou a vida sem tirar as longas saias e o colar de pérolas, mantinha ainda um cabaré clandestino.O que há de peculiar nesta história é que Charlotte von Mahlsdorf (1928- 2002) era, na verdade, Lothar Berfeld, um homem que desde os 15 anos se vestia e se comportava como mulher. Como Charlotte, Lothar enfrentou a violência, o preconceito e a intolerância tanto do nazismo como do comunismo da Alemanha Oriental.

Seu legado foi ter conseguido não apenas sobreviver a isso tudo, mas transformar sua vasta coleção em museu até hoje ativo em Berlim.

Sozinho em cena, Edwin Luisi conta magistralmente em “Eu Sou Minha Própria Mulher” a história de Charlotte von Mahlsdorf. Sem sair do palco e sem truques, o ator interpreta, além da protagonista, mais de vinte personagens que cruzaram a trajetória da alemã. Sua interpretação lhe rendeu prêmios, casas lotadas e elogios rasgados da crítica teatral.

Bárbara Heliodora, por exemplo, temida por suas críticas severas, afirmou que “Edwin Luisi tem um trabalho de alta categoria, cujo maior mérito é a justa medida de tom e gesto nas incontáveis composições que chegam ao requinte de variar sotaques, falar bom e mau alemão.

Não diria que o texto de Doug Wright seja realmente memorável, mas a atuação de Edwin Luisi, sem dúvida, é”. Opinião corroborada por Lionel Fischer, do jornal carioca Tribuna da Imprensa: “Criativa, vigorosa, poética e delicada, a encenação encontrou em Edwin Luisi um intérprete perfeito.

Senhor absoluto de seus vastos recursos expressivos, Edwin Luisi é sempre uma presença fascinante em cena”. Para Macksen Luiz, do Jornal do Brasil: “o ator ultrapassa as armadilhas de recriar um travesti sem qualquer resquício maneirístico e de usar um sotaque alemão sem fazê-lo caricatural, emprestando à sua interpretação um detalhamento corporal e vocal que situam bem, e em alguns momentos com brilho, a personagem”.

MONTAGEM

A incrível biografia de Charlotte von Mahlsdorf foi levada para os palcos pelo jornalista norte-americano Doug Wright. Fascinado pela história da alemã, Wright escreveu a peça “I’m my own woman”, a partir de uma série de entrevistas que a alemã lhe concedeu.

O espetáculo estreou em 2003 no circuito off-Broadway, em Nova Iorque, encantando, em seguida, a exigente platéia da Broadway, onde fez mais de 400 apresentações na temporada 2004/2005, todas lotadas.

A peça viajou pelos EUA e por vários países, sempre ovacionada pela crítica e arrebatando os principais prêmios do teatro americano: Pulitzer de melhor drama; Tony de melhor peça e melhor ator; Lucille Lortel de melhor espetáculo e melhor cenário; Outer Critics Circle de melhor peça da Broadway e melhor ator; e, Drama League, de melhor produção.

No Brasil, o sucesso não foi diferente. Em cartaz desde 2007, “Eu Sou Minha Própria Mulher” venceu todos os prêmios de teatro daquele ano. O espetáculo foi eleito como uma das melhores peças do ano pelo jornal O Globo e foi vencedor do Prêmio Qualidade Brasil nas categorias melhor ator, melhor direção e melhor espetáculo do ano.

O ator Edwin Luisi ainda levou para casa, na categoria melhor ator, os prêmios Contigo de Teatro, Shell e APTR, além de ter sido eleito como a personalidade de teatro de 2007 pelo prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo.

EDWIN LUISI

Um dos atores mais premiados do Brasil, Edwin Luisi coleciona sucessos nos palcos do País desde que se formou em interpretação pela Escola de Arte Dramática da USP. Trabalhou com grandes encenadores como Antunes Filho, Flávio Rangel e Bibi Ferreira.

Dentre seus mais marcantes espetáculos se destacam “Freud”, em que mostrou um trabalho inesquecível e “Amadeus”, no qual fez um Mozart antológico. Na comédia “Tango, Bolero e Chácháchá”, Edwin Luisi ganhou todos os prêmios de teatro com a interpretação da hilariante Lana Lee.

Tornou-se ator popular como o galã de Lucélia Santos na antológica novela “Escrava Isaura”. Ainda na televisão, fez diversos trabalhos como as novelas “Sinhá Moça” e “Paraíso Tropical” e a minissérie “Mad Maria”.

Com quase 40 anos de carreira, que serão comemorados no ano que vem, Edwin Luisi já foi agraciado com os mais importantes prêmios teatrais do País: Molièrie (duas vezes), Mambembe (duas vezes), APCA (duas vezes), Procópio Ferreira, Governador do Estado do Rio de Janeiro, Quality Brasil (duas vezes), Shell (três vezes) e APTR.

FICHA TÉCNICA

Autor: Doug Wright
Ator: Edwin Luisi
Direção: Herson Capri e Susana Garcia
Cenário e figurino: Marcelo Marques
Luz: Paulo César Medeiros
Sonoplastia: Jerry Marques

SERVIÇO

Espetáculo Eu Sou Minha Própria Mulher
Data: 11, 12, 13 e 14 de junho de 2009
Horário: quinta, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Local: Teatro da CAIXA - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Recepção: 3206-9448 - Administração: 3206-9450
Bilheteria: 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores e empregados da CAIXA)
Classificação Etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 85 minutos

Fonte; Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - CAIXA Cultural - Brasília/DF - Tel.: (61) 3206-8030 / 9895 // (61) 9202-2144
imprensa.cultura@caixa.gov.br - www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: