quarta-feira, julho 08, 2009

Automóveis - Um Palio Weekend para abastecer na tomada

Basta girar um ponto com a chave no Palio Weekend Elétrico para ele acionar seu motor. Mas parece que não faz diferença alguma.

Palio Weekend Elétrico

Não é possível ouvir qualquer som familiar de um carro ligado. Até mesmo a vibração do volante, tão natural, não existe neste projeto desenvolvido pela Fiat em parceria com a Itaipu Binacional e a suíça KWO. Na verdade, só depois de pisar no acelerador é que o carro finalmente convence que já está ligado.

Estas são apenas algumas das diferenças que saltam para quem dirige o veículo elétrico pela primeira vez, como fez a reportagem da Autoesporte em um percurso de cerca de 20 km dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Exterior do modelo é idêntico ao da versão comum, exceto pelos adesivos laterais

O carro aponta para uma mudança total nos hábitos de dirigir e, o que na teoria parece algo complicado, na prática se mostra uma tecnologia acessível e muito amigável.

Olhando de fora, apenas os adesivos entregam a propulsão elétrica da perua da linha Palio. Mas não se trata apenas de uma Weekend comum com motor trocado. “O carro é preparado para receber todo o sistema elétrico.

Isso exige muitas modificações”, aponta Leonardo Cavaliere, Diretor de Inovações da Fiat. O modelo foi escolhido pelo seu espaço para bagagem, ideal para receber a bateria. Logicamente, todo o sistema de combustão do carro foi removido.

Do original, sobram apenas o alternador e a bateria (utilizada para os equipamentos do carro, como rádio, luzes, etc). Alterações nos sistemas de freios e amortecimento também são necessárias, para adaptar o carro às alterações de peso (a versão elétrica é 50 kg mais pesada que a comum).

Todo o veículo é fabricado em MG, deixando apenas a montagem do motor e sistema elétrico para a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu

Com autonomia para 120 km, o Palio Weekend Elétrico leva cerca de oito horas para ser totalmente recarregado em uma tomada comum (tensão de 235 V). Com o preço atual do kw/h no Brasil, é possível “encher a bateria” com apenas R$ 6,50. Feita de Sódio-Níquel-Cloro (sais que não agridem a natureza), a peça não conta com efeito memória, portanto precisa ficar plugada na tomada para não descarregar quando o carro está parado.
Veja mais: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI80848-15846,00-UM%20PALIO%20WEEKEND%20PARA%20ABASTECER%20NA%20TOMADA.html

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