segunda-feira, julho 20, 2009

Aviões - Árabes: Por isso é que a Natureza lhes deu camelos e não aviões

Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o maior avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de vôo que seja.

Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi. A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo "taxi-way" (circulações periféricas) até à zona de decolagem.

De seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de descolagem, com um avião practicamente vazio. Sem terem lido os manuais de operação, não têm ideia do peso exacto de um A340-600 vazio e como é leve.

O alarme de decolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.Os computadores de aviónica assumiram que estavam a tentar descolar, mas as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam feitas devidamente.

Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme. Este procedimento "engana" o avião, fazendo-o "pensar" que está no ar.

Os computadores libertaram automaticamente todos os travões e dispararam o avião. A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de
segurança para impedir que os pilotos aterrem o avião com os travões a funcionar.

Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reactores da sua configuração máxima, e por isso a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira de disparo, ficando destruída.

Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, quer em França quer nos outros países.

A cobertura mediática do caso foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.

Só agora as fotos começam a ser divulgadas, meio em segredo.

Um Airbus: 200 milhões de dólares
Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano
Manual de operações não lido: 300 dólares
Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.
Por isso é que a Natureza lhes deu camelos.
Fonte: Desconheço a autoria das fotos e texto. Enviado por email pelo amigo português radicado na Noruega, FRANCISCO PERFEITO

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