quinta-feira, julho 02, 2009

Gestão de Blogs&Websites - 10 dicas para ganhar mais dinheiro com campanhas da Netaffiliation

Por Paulo Faustino

Já falei diversas aqui no blog sobre programas de afiliação e formas de ganhar dinheiro com websites e blogs. De entre as diversas empresas que recomendo na página de recomendações deste blog, a que mais gosto de utilizar ao nível de webmarketing é seguramente a Netaffiliation. Não foi ao acaso que referi em Janeiro que a Netaffiliation seria a minha grande aposta para 2009.

Passado meio ano, a Netaffiliation começa a descar-se como uma das minhas fontes de receitas mais interessantes, recorrendo a múltiplas campanhas e formas de rentabilização. No entanto, utilizar a Netaffiliation com mestria pode parecer um pouco mais complicado do que na realidade é. Tudo depende de vários factores chave na utilização e optimização de campanhas de webmarketing, vejamos:

1. CONSIDERE A SUA AUDIÊNCIA PRIMEIRO

De que interessa você colocar no seu blog banners e programas de afiliação sobre seguros automóveis, se na verdade o que os seus leitores procuram mais são oficinas ou marcas? Já considerou analisar o tipo de audiência que você tem, e descobrir quais os seus interesses enquanto navegam no seu blog? Estão esses visitantes a procurar e a comprar produtos? Estão à procura de produtos relacionados com a temática do seu website ou blog? O que é que os fará clicar no banner para comprar um determinado produto?

Geralmente o maior erro que se comete com campanhas de webmarketing, é olhar única e exclusivamente para a campanha, para o produto e para o preço que é pago por cada venda. Existem muitos webmasters e blogueiros a correr campanhas da Netaffilition que pagam 15EUR e 100EUR por cada venda/inscrição, mas a verdade é que a taxa de conversão é extremamente reduzida. Isso acontece porque o autor não teve em conta a sua audiência primeiro.

2. RECOMENDAÇÕES FUNCIONAM MUITO BEM

Recomendar a Netaffiliation num blog como este, ou recomendar um banco num blog sobre investimentos, parece na verdade inteligente. No entanto, recomendar um produto aos seus leitores nem sempre significa deixar um link ou um banner activo, e começar a encaixar dinheiro como se não existisse um amanhã.

Os seus leitores regulares, voltam diariamente ao seu blog não só pelo qualidade dos seus conteúdos, mas essencialmente porque acreditam em si e no seu trabalho enquanto profissional.

As melhores abordagens são aquelas que são feitas de uma forma bastante eficiente e explicativa, como por exemplo o tutorial que desenvolvi sobre como criar, gerir e rentabilizar campanhas na Netaffiliation, em que explico com eficiência o processo de utilização da plataforma.

Embora a Netaffiliation não seja uma plataforma irrepreensível, é seguramente uma das melhores e mais eficientes propostas actualmente no mercado.

Se pretende recomendar um produto e/ou um serviço aos seus leitores, tenha sempre em conta o conhecimento que você tem sobre o produto, as suas qualidades e defeitos, entre outros aspectos. Acima de tudo seja sincero e honesto para consigo e para com a sua audiência. Dessa forma o resultado é sempre perfeito!

3. LINK PARA PRODUTOS DE QUALIDADE

A Netaffiliation tem praticamente em todas as campanhas, disponíveis links de afiliação que podem ser utilizados em websites e blogs eficientemente. Embora passem despercebidos normalmente, estes links são excelentes oportunidades de facturação, quando linkam para produtos de qualidade.

Pouco interessa você estar a linkar para produtos que lhe pagam imenso dinheiro por cada venda, quando na verdade os seus leitores não se interessam sequer por esse tipo de produto…

4. LINKS CONTEXTUAIS FUNCIONAM SEMPRE MELHOR

Para recomendar a Netaffiliation geralmente só o faço de duas formas. Ou através do banner localizado no topo da barra lateral do blog, ou através de links internos espalhados pelos conteúdos que vou escrevendo. Na verdade o banner funciona muito bem, mas a realidade diz-me que os links contextuais e internos funcionam bem melhor.

Depreende-se por contextualizado quando falo em programas de afiliação e/ou recomendo empresas ou serviços de webmarketing online. Não faz sentido você recomendar a Netaffiliation aos seus leitores, quando escreve um artigo sobre o Twitter, por exemplo. Quanto mais contextualizado estiver, mais eficientes os seus links serão.

Quem diz recomendar a Netaffiliation, diz claro, recomendar qualquer outro tipo de empresa que vá de encontro às necessidades dos seus leitores e visitantes.

5. CONSIDERE O POSICIONAMENTO DOS LINKS

Quando se fala em Google Adsense geralmente é imprescindível falar sobre o posicionamento dos links e blocos de anúncios. É quase inerente a uma boa optimização de uma campanha contextualizada.

Dizem as regras que os hot-spots devem ser sempre preenchidos com os anúncios mais rentáveis, uma vez que a probabilidade de serem clicados é bastante superior. Esse princípio aplica-se precisamente ao webmarketing e à Netaffiliation também. Se pretende ter sucesso com campanhas de webmarketing da Netaffiliation, considere colocar os melhores anúncios (aqueles que pagam mais e vão de encontro com os gostos dos seus leitores) nos melhores locais, ainda que tenha de relegar o Adsense para segundo plano, por exemplo…

6. OS NÍVEIS DE TRÁFEGO SÃO IMPORTANTES

Por melhor que você seja a optimizar campanhas da Netaffiliation e a escolher os melhores produtos para o seu blog, se não existir ninguém a vê-los, dificilmente você conseguirá ganhar dinheiro.

Isso significa que não é importante apenas a optimização e gestão de campanhas da Netaffiliation, mas também a criação de uma comunidade de subscritores e leitores regulares, e aumentar gradualmente os seus níveis de tráfego. Quanto mais visitantes aterrarem no seu blog, maior é a probabilidade de facturação do seu blog….

7. DIVERSIFIQUE MAS NÃO EXAGERE

Embora existam dezenas de diferentes campanhas interessantes para utilizar no seu blog, a verdade é que você não deverá utilizar apenas uma, nem todas ao mesmo tempo. O equilibrio é a chave perfeita para a sua equação.

Se pretende ganhar dinheiro a promover campanhas da Netaffiliation, considere escolher no máximo 2 ou 3 campanhas que se enquadrem com o seu blog, e por favor, não entupa o seu blog com banners e links.

Quanto mais eficientes e despercebidos os seus anúncios forem, mais navegável o seu blog se torna, mais visitantes você recebe, mais tempo eles permanecem, mais dinheiro você ganha…

8. SEJA TRANSPARENTE

Esta é uma das questões mais pertinentes. Aqui no blog todos os links de afiliação que utilizo não se encontram escondidos os mascarados com o intuito de aproveitar todos os cliques dos leitores e visitantes presentes. Acredito que a transparência é importante, e que o leitor tem sempre o direito a saber para onde o seu link o vai direccionar.

Ao mesmo tempo, os links mascarados poderão criar uma falsa sensação ao visitante, que por momentos poderá pensar que será redireccionado para uma página de malware, virus, ou algo idêntico. No meu caso e da experiência que levo na área, acredito que a transparência funciona sempre muito bem, tanto na Netaffiliation como em tudo na web.

9. COMBINE COM OUTRAS FONTES DE RENDIMENTOS

A Netaffiliation é na minha opinião uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro com websites e blogs. No entanto, não é recomendável viver apenas e exclusivamente do dinheiro que consegue fazer por lá. Considere sempre utilizar outros programas de afiliação diversos, em outras áreas e com outras campanhas.

Inclusivamente o Google Adsense é compatível com campanhas de webmarketing da Netaffiliation, o que lhe possibilita uma dupla rentabilização de grande qualidade se assim o desejar. Nunca se esqueça que não se colocam os ovos todos no mesmo cesto…

10. ANALISE OS RESULTADOS

Nos dias de hoje praticamente todos os programas de afiliação oferecem tracking de resultados, e a Netaffiliation não é excepção. Torna-se portanto primordial que você faça uso das estatísticas para melhor a performance dos seus anúncios.

Considere utilizar diversos anúncios, posicioná-los em locais diferentes, analisar os resultados e procurar a melhor forma de rentabilização das suas campanhas.

Existem também muitas campanhas na plataforma que não são rentáveis quando comparadas com outras, pelo que é essencial procurar e filtrar só aquelas campanhas que realmente funcionam….
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/07/02/10-dicas-para-ganhar-mais-dinheiro-com-campanhas-da-netaffiliation/

Nenhum comentário: