terça-feira, julho 28, 2009

Gestão de Blogs&Websites - Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 4) - aumentando o seu potencial de rentabilização

Por Paulo Faustino

Depois de termos falado ontem sobre a importância de atrair mais visitantes para melhorar as suas receitas Adsense, hoje regressamos à nossa série de artigos sobre rentabilização com Adsense, para analisarmos diferentes formas de aumentar o potencial de rentabilização do seu blog. Existem numerosas formas de melhorar as suas receitas com Adsense, sendo que uma das estratégias mais importantes, prende-se com a optimização dos anúncios e da publicidade colocada no seu blog.

Durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do seu blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense.

Existem seguramente muitas formas de optimizar o Adsense no seu blog, embora existam 5 regras que são consideradas pela Google como as mais eficientes no que toca à optimização de anúncios contextuais. Estas são consideras as dicas mais importantes para aumentar o potencial de receita do seu blog, tendo já sido utilizadas por centenas de anunciantes, obtendo elevadas taxas de retorno e sucesso. Vejamos…

DICA Nº1:

ANALISAR AS SUAS PÁGINAS

O primeiro passo para uma optimização Adsense de sucesso, passa seguramente pela análise das páginas presentes no seu blog. Quando pretende posicionar os anúncios no seu blog, e/ou quando realiza inúmeros testes de optimização não obtendo as receitas que deseja, torna-se essencial questionar-se sobre algumas coisas.

Da próxima vez que pretender fazer alterações ao posicionamento dos seus anúncios, considere fazer a si próprio as seguintes questões:

* Que tipo de conteúdo você tem no seu blog? Os visitantes interagem de forma diferente a artigos curtos, artigos profundos, fórums e blogs com videos. Considere pensar primeiro de que forma esses utilizadores irão interagir com o seu blog e com o seu conteúdo, antes de tudo o resto.

Se necessário, faça questões a outros blogueiros e webmasters que tenham fórums, sites de videos, e outros formatos que você pretende utilizar, para compreender se estes estão a obter receitas consideráveis ou não.

* Onde é que os seus visitantes vão centrar a sua atenção? Os seus anúncios deverão estar colocados nos locais onde os seus visitantes terão maior percepção deles, mas conforme referimos no artigo sobre reter os visitantes mais tempo para aumentar as receitas Adsense, nunca considere colocar os seus anúncios como uma forma de interromper uma tarefa que os seus leitores estejam a realizar, seja ela ver um video, preencher um formulário ou ler um artigo extensivo. Os anúncios funcionam melhor como forma de sair do seu blog e nunca como forma de interromper um processo de leitura.

* Você consegue colocar os seus anúncios no seu blog, sem que estes dificultem a leitura? De acordo com o heat map do Google que colocámos em cima, é perceptível quais os locais que rendem mais receita ou aqueles que têm maiores taxas de conversão, no entanto, é importante ter em conta que os anúncios nunca deverão interromper a tarefa que o seu visitante está a realizar.

Como provavelmente sabe, os anúncios Adsense quando clicados não abrem numa nova página, o que significa que gerar muita receita, por vezes pode significar também a perda de muitos visitantes.

* Não se esqueça sob a forma como os anunciantes gostariam de aparecer no seu blog. Se você conseguir tornar o seu blog mais apresentável e interessante para os anunciantes, mantendo as dicas de cima em mente, você estará numa melhor posição para atrair mais anunciantes e fazer uso de anúncios orientados para os seus visitantes.

DICA Nº2:

FAÇA USO DOS CANAIS DE FILTRAGEM

O Adsense tem dentro do seu painel de administração um menu, que é gerado sempre que você tenta criar um novo anúncio. Esse menu em inglês chama-se “Custom Channels”, e em português chama-se “Critérios”. Se tentar criar um novo anúncio para o seu blog, irá chegar a um dos passos em que lhe aparece uma janela idêntica a esta:

Aqui você poderá definir nomes para os seus canais de filtragem, que depois irão aparecer no relatório de ganhos do Adsense. Sempre que você criar um bloco de anúncios, deverá criar um canal para perceber quais os anúncios que estão a gerar mais receita e quais aqueles que podem ser eliminados do seu blog.

Os critérios irão ajudá-lo a perceber quais os anúncios que necessitam de sofrer alterações, sendo que posteriormente poderá optar por alterar o seu posicionamento, as suas dimensões e também a palete de cores utilizada, com o intuito de melhorar a sua receita.

Por exemplo, você poderá controlar o banner de 728×90 que tem no topo do seu blog, juntamente com o banner rectangular que está inserido dentro dos seus artigos, e percepcionar qual dos dois está a obter mais cliques e a gerar mais receita. Os critérios são também uma forma de ajudá-lo a realizar testes no seu blog e a procurar melhores formas de rentabilização para o seu blog.

DICA Nº3:

OPTIMIZE O POSICIONAMENTO E ESTILO DOS SEUS ANÚNCIOS

O próximo passo prende-se com optimizar as diferentes características dos seus anúncios, nomeadamente a cor, posicionamento e dimensão, e optimizar esses recursos em prol da experiência dos seus visitantes, dos seus anunciantes, e também da performance desses mesmos anúncios.

A Google já referiu várias vezes que os anúncios com melhor performance são o rectângulo médio (300 x 250), o arranha-céus (160 x 600), e o the leaderboard (728 x 90). Você poderá ainda seleccionar a opção para receber anúncios de imagem e de video ao invés de receber anúncios de texto, sendo que os primeiros acabam por render mais pela sua atractiva e dinamismo.

É importante que você implemente os seus anúncios de uma forma consistente e que traga também uma melhor experiência aos anunciantes. Utilize a palete de cor dos seus anúncios de uma forma inteligente e eficaz.

Tente camuflar os seus anúncios com o teor e características do seu blog, mas nunca de uma forma excessiva ao ponto de os seus visitantes não darem por eles. Os anúncios sem bordas acabam por funcionar melhor, bem como os anúncios que destacam eficientemente os títulos e endereços URL do seus anunciantes. Teste diferentes cores e posicionamentos, e posteriormente mantenha apenas aquelas que são mais eficientes.

DICA Nº4:

MAXIMIZE A RECEITA COM ANÚNCIOS MÚLTIPLOS

Recomenda-se a utilização de anúncios múltiplos nas suas páginas, ao mesmo tempo que mantém a experiência dos seus visitantes em mente na altura de posicionar esses mesmos anúncios.

Poderá utilizar os critérios para perceber quais as unidades que funcionam melhor e geram mais receita, e posteriormente estruturar a sua página de acordo com os anúncios que obtêm mais performance.

Os anúncios do Google são colocados por ordem de rentabilização. Isso significa que o anunciante mais rentável é colocado sempre em primeiro lugar no seu código HTML, ou seja. Se você tiver um leaderboard no topo do seu blog, mas através dos critérios chega à conclusão de que o rectângulo médio que tem nos conteúdos está a gerar um CTR e um eCPM melhores, tente colocar este último bloco de anúncios em primeiro lugar no seu código HTML.

DICA Nº5:

FAÇA MEDIÇÃO DOS RESULTADOS E TESTES

O último passo, é na verdade a compreensão que você tem sob a performance dos anúncios que acabou de optimizar no seu blog. Para fazer uma medição correcta dos locais que geram mais receita no seu blog, comece por utilizar os critérios de filtragem desses mesmos anúncios.

Poderá ainda fazer diferentes testes ao longo de um mês, e depois extrair um relatório completo por canais, tentando perceber quais os anúncios mais eficientes, mesmo aqueles que usam diferentes dimensões, cores e posicionamentos.

Você poderá ainda utilizar os relatórios de posicionamento de anúncios contextuais, para verificar quais os anúncios que estão a receber anunciantes orientados para os seus conteúdos, e se estes melhoraram a sua performance depois da optimização realizada.

Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/07/28/ganhar-dinheiro-com-o-adsense-parte-4-aumentando-o-seu-potencial-de-rentabilizacao/

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