quarta-feira, julho 22, 2009

Museologia - Alemanha ganha museu interativo sobre mudanças climáticas

Em uma área de mais de 11 mil metros quadrados, a Klimahaus ("Casa do Clima"), na cidade de Bremerhevan, no norte da Alemanha, mostra as mudanças climáticas do planeta em uma exposição interativa.

Cada ambiente da Klimahaus ('Casa do Clima') mostra um tipo de clima da Terra; aqui, o visitante é reduzido ao tamanho de um inseto (Fotos: Divulgação)

Nela, o público tem a sensação de visitar diversas regiões e paisagens do planeta, indo dos -6ºC da Antártica até os 35ºC do deserto africano.

Dividido em nove estações, o museu custou 100 milhões de euros e foi projetado de forma ecologicamente correta. Inaugurado no final de junho, o edifício de arquitetura arrojada tem aparência de um imenso bote inflável prateado e possui nível de emissão de dióxido de carbono próximo de zero.

Dentro de uma espécie de lata de refrigerante gigante, computadores simulam como ficará o clima com as mudanças no vento e na umidade

Na mostra, os visitantes percorrem um trajeto de 1,2 quilômetros, onde aprendem como o clima influencia a vida e quais as consequências das mudanças climáticas.

"VOLTA AO MUNDO"

A primeira parada leva aos Alpes suíços, onde vídeos mostram como uma família de fazendeiros tem a vida ameaçada pelo derretimento das geleiras das montanhas locais.
Depois, o público passa por uma paisagem de proporções gigantes reproduzindo a flora encontrada na Sardenha, onde as pessoas se sentem como um inseto.

Dentro de uma lata de refrigerante em tamanho família, computadores simulam como o clima da região ficará, caso as condições de vento e umidade de regiões distantes forem modificadas. A viagem faz parada também em um pedaço de deserto no Níger e em uma floresta tropical ameaçada pelo desmatamento em Camarões.

Uma área do museu é dedicado aos elementos água, fogo, terra e ar, e traz brincadeiras interativas em torno do tema

Depois de se sentir as temperaturas gélidas da Antártica, chega a vez de admirar casas típicas de Samoa, construídas pelas mãos de habitantes das ilhas polinésias.
O passeio leva a um aquário que exibe um recife de corais verdadeiros. Um túnel com sons marinhos transporta os turistas ao Alasca.

Além da viagem pelo planeta, a Klimahaus oferece ainda outros setores de exibição. A área batizada "Elementos" traz vídeos e brincadeiras interativas envolvendo fogo, terra, água e ar.Em "Perspectivas", é possível se ter uma idéia de como as mudanças climáticas influenciarão o cotidiano das pessoas até o ano de 2050.

E em "Chances", os visitantes ficam sabendo o que cada um pode fazer para ajudar o clima planetário.
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/07/090720_casadoclimaml.shtml

Nenhum comentário: