segunda-feira, julho 20, 2009

Poema - Para os Amigos

Não posso dar-te soluções
para todos os problemas da vida
nem tenho resposta
para as tuas dúvidas e temores,
mas posso escutar-te
e compartilhar contigo.

Não posso mudar o teu passado ou o teu futuro,
mas quando precisares
estarei junto de ti.

Não posso evitar que tropeces,
somente posso oferecer-te a minha mão
para que te agarres e não caias.

As tuas alegrias. os teus triunfos
e os teus êxitos não são meus.
Contudo, desfruto sinceramente
quando te vejo feliz.

Não julgo as decisões
que tomas na vida.
Limito-me a apoiar-te,
a estimular-te
e a ajudar-te , sem que me peças.

Não posso impor-te limites
que circunscrevam a tua acção.
Só te ofereço espaço necessário para crescer.

Não posso evitar o teu sofrimento
quando alguma dor
te partir o coração,
mas posso chorar contigo
e recolher os pedaços
para de novo os juntar.

Não posso dizer-te quem és
ou quem deverias ser.
Apenas posso
amar-te como és
e ser teu amigo.

Nestes dias pensei nos meus amigos e amigas.
Não estavas em cima
nem em baixo
nem no meio.

Não encabeçavas
nem concluías a lista.
Não eras o número um
nem o número final.

Dormir feliz,
emanar vibrações de amor,
saber que estamos aqui
de passagem,
melhorar as relações.

Aproveitar
as oportunidades,
escutar o coração,
acreditar na Vida.

E tão-pouco tenho
a pretensão de ser
o primeiro,
o segundo
ou o terceiro
da tua lista.

Basta que me queiras como amigo.
Obrigado por seres meu amigo.

J. L. Borges

Fonte: Enviado por email pela amiga paraibana LUCIMAR GUEDES

Nenhum comentário: