segunda-feira, junho 11, 2007

FREI GALVÃO – O SANTO BRASILEIRO




Frei Galvão, Antonio de Sant'Ana Galvão nasceu em 1739 na cidade de Guaratinguetá, Estado de S.Paulo, Brasil. Frei Galvão foi batizado, fez sua primeira eucaristia e rezou sua primeira missa na Matriz, hoje Catedral de Santo Antônio, próxima da casa onde nasceu. Ainda em vida era considerado santo, graças às suas virtudes, dons sobrenaturais e caridade para com os carentes. Frei Galvão viveu em um ambiente familiar que era profundamente religioso. Seu pai, Antônio Galvão de França, Capitão-mor, pertencia às Ordens Terceiras de São Francisco e do Carmo, era conhecido pela sua particular generosidade. A mãe, Isabel Leite de Barros, teve o privilégio de ser mãe de onze filhos e morreu com apenas 38 anos de idade com fama de uma dama de grande bondade.
O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou o Servo de Deus com a idade de 13 anos para Belém (Bahia) a fim de estudar no Seminário dos Padres Jesuítas, onde já se encontrava seu irmão José. Permaneceu durante 10 meses com os Jesuítas, mas o pai, preocupado com o clima anti-jesuítico provocado pela atuação do Marquês de Pombal, aconselhou Antônio a viver com os Frades Franciscanos,no convento em Taubaté. Aos 21 anos, no dia 15 de abril de 1760, Antônio ingressou no noviciado do Convento de S. Boaventura, na Vila de Macacu, no Rio de Janeiro. Durante o noviciado distinguiu-se pela piedade e pela prática das virtudes, Aos 16 de abril de 1761, fez a profissão solene e o juramento, segundo o uso dos Franciscanos, de se empenhar na defesa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Um ano depois da profissão religiosa, Frei Antônio foi admitido à ordenação sacerdotal, aos 11 de julho de 1762.
O destino de Frei Galvão era São Paulo a quatrocentos quilômetros do Rio. Para lá se dirigiu o recém-ordenado padre, com pouco mais de 24 anos. Merece registro o que reportam os relatos da época: foi a pé! Aliás, sabe-se, com certeza, que fez este trajeto a pé pelo menos duas vezes durante sua vida. Era a forma que escolhia para ir evangelizando as populações ao longo do Rio Paraíba.

RECOLHIMENTO

O mosteiro da Imaculada Conceição da Luz é um convento antigo, simples, mas muito bonito, de estilo arquitetônico colonial, seu arquiteto foi o próprio Frei Galvão. Foi fundado em 2 de fevereiro de 1774 por Frei Antonio de Sant'Anna Galvão e por Madre Helena do Espírito Santo. O Novo Recolhimento passou a pertencer à Ordem da Imaculada, atendendo ao desejo do bispo, pelo amor que ele tinha à Virgem Imaculada e também, para não se repetir a Ordem Carmelita, já existente na cidade de São Paulo. Suas Irmãs, conhecidas até então por Irmãzinhas de Frei Galvão, guiadas pela Providência Divina e Maria Imaculada, continuaram a ser assistidas pela Ordem Franciscana OFM. Conceição de sua Mãe, a “Virgem Maria".

AS PÍLULAS DE FREI GALVÃO

Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Post partum Virgo Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. A mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, e a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro fornece para pessoas que têm fé na intercessão de Servo de Deus. A confecção das pílulas foi entregue por Frei Galvão sómente às irmãs da ordem da Imaculada Conceição. A ordem da Imaculada é de vida comtemplativa, onde se vive o mistério de Cristo a partir da fé, oração constante e adoração ao Santíssimo Sacramento; da disponibilidade e do ocultamento silencioso. Além do sinal de separação do mundo, essencial à vida contemplativa, a clausura constitui uma opção de recolhimento, vivendo num despojamento e em amor a Cristo crucificado, facilitando a ordem e a paz, a unidade da pessoa ao encontro com Deus. Frei Galvão não delegou a qualquer pessoa esse "sacramental“, mas sómente para as Irmãs de vida comtemplativa, porque mais do que a simples confecção da pílula está a vibração que a acompanha. São pessoas purificadas pela força da oração no deserto de si mesmas e sintonização com Deus. As Irmãs Concepcionistas, ordem religiosa fundada por Frei Galvão, vieram para Guaratinguetá em 1944. Elas foram instaladas no bairro de Santa Luzia onde fica a Igreja de Santa Luzia, mais tarde foi construído um novo Convento na Rodovia Presidente Dutra, km 234.

DONS E MILAGRES DE FREI GALVÃO

Os Dons de Frei Galvão:

Por causa do imenso amor e caridade de seu Servo, Deus o agraciou com diversos dons, dos quais jamais serviu-se em interesse próprio, ao contrário, sempre os colocou a serviço da misericórdia divina. Todos os casos narrados foram devidamente comprovados por documentos. São eles:

Bilocação - Estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Telepatia - Transmissão ou comunicação de pensamento e sensações, a distância entre duas ou mais pessoas.
Premonição - Sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer.
Clarividência - Vê o que está para acontecer.
Levitação - Erguer-se acima do solo.
Telepercepção - Adquirir conhecimentos de fatos ocorridos a grandes distâncias.

Milagre da beatificação - Daniela (1990)

Aconteceu em 1990 em São Paulo, com a menina Daniela, que aos 4 anos de idade teve complicações bronco-pulmonares e crises convulsivas. Foi então internada na UTI do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, com diagnóstico de encefalopatia hepática por consequência da hepatite causada pelo vírus Os sintomas acima a levaram a uma parada cardio-respiratória que evoluiu bastante. Após 13 dias de UTI, os familiares, amigos, vizinhos e religiosas do Mosteiro da Luz rezaram e deram a menina as pílulas de Frei Galvão. Em 13 de junho de 1990, a menina Daniela deixou a UTI e, em 21 de junho teve alta do hospital considerada curada. O pediatra que a acompanhou atestou perante o Tribunal Eclesiástico que: "atribuo à intervenção divina, não só a cura da doença, mas a recuperação total dela".

Milagre da Canonização - Sandra (1999)

Aconteceu em 1999, em São Paulo, com a paulistana Sandra Grossi de Almeida. Após três abortos espontâneos no passado devido a um problema de má formação do útero, em 1999 Sandra ficou grávida. Os médicos não acreditavam que a gestação pudesse chegar ao fim. As previsões de complicação do parto eram péssimas, mas mesmo assim, contrariando o prognóstico médico de que a gestação não chegaria ao 5º mês, Sandra rezava e tomava as pílulas de Frei Galvão durante toda a gestação. Na 32º semana, em 11 de dezembro, o parto cesariano foi realizado após a ruptura da bolsa, sem complicações. Nasceu Enzo de Almeida Galafassi, com problemas respiratórios de risco. Entretanto, no dia 12 de dezembro, a criança não apresentava qualquer sinal de doença e foi liberada do hospital no dia 19 do mesmo mês.

FREI GALVÃO

Sacerdote procurado e estimado por todos, era chamado "Homem da Paz e da Caridade". Entregou sua alma a Deus em 1822. Foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do Mosteiro da Luz, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres.

Nenhum comentário: