quarta-feira, março 25, 2009

Cuidados ao adquirir Ervas Medicinais

Se você não conhece Ervas procure adquiri-las com pessoas de sua confiança pois comprá-las a esmo pode ser prejudicial a sua saúde.

As Ervas podem ter o mesmo nome e uma mesma Erva chega a ter de três a quatro nomes diferentes de acordo com cada região. Aconselhamos àqueles que não sabem identificá-las a procurar ajuda de um profissional. O FITOTERAPEUTA é profundo conhecedor de plantas medicinais, por isso só ele pode dar uma informação segura.

Somente o cuidado em adquirir Ervas garante um tratamento eficaz e seguro. Inclusive porque existe uma série de cuidados que devem ser tomados. Por exemplo: seu colhimento deve ser antes do raiar do sol , quando chove vários dias consecutivos não se deve colher a planta para uso.

Existem alguns colhedores que esperam até a lua certa para que a coleta seja perfeita e a planta vá para a mão do consumidor com todos os seus princípios, a fim de propiciar um bom tratamento. Enfim existem alguns procedimentos que somente o bom cultivador e entendedor de Ervas conhece. Em caso de dúvidas, procure um FITOTERAPEUTA.

COMO USAR AS ERVAS

A cura pelas Ervas Medicinais é divulgada em todo o mundo e, atualmente até o governo brasileiro tem incentivado a utilização dos produtos naturais.. A eficiência das Ervas é comprovada por todos os cientistas, de sorte que a maioria dos remédios é fabricada a partir do que é oferecido pela natureza.

Usualmente, utilizamos as Ervas no seu estado natural, mas em casas especializadas elas podem ser adquiridas sob a forma de comprimidos, tintura... em casa podemos prepará-las de três maneiras:

EM FORMA DE COMPRESSAS

As compressas devem ser feitas com uma única Erva, salvo indicação expressa, socando bem antes de colocá-la no local para que o sumo faça efeito rapidamente.

EM FORMA DE CHÁ

Os chás, salvo indicação expressa, também devem ser feitos com uma única Erva que é levada ao fogo com água, fervida e após seu resfriamento, ingerida.

EM FORMA DE XAROPES

A diferença do chá para o xarope está na durabilidade, pois dessa forma a Erva é acondicionada para uso posterior e dura muito mais tempo. Neste caso a Erva não é levada ao fogo, é apenas deixada em água filtrada, em uma vasilha hermeticamente fechada e após várias dias poderá ser ingerida normalmente.

ISTO É MUITO IMPORTANTE

Algumas Ervas são extremamente perigosas, em especial se misturadas entre elas, com remédios alopáticos, ou, ainda, ingeridas em excesso. Qualquer tratamento deve ser feito com a orientação de um especialista. Claro, aqueles chazinhos já testados pela vovó continuam sendo usados com sucesso, mas a sua saúde merece todos os cuidados. Veja apenas alguns exemplos mais perigosos:

ACÔNITO

O uso indevido desta Erva pode até causar parada cardíaca. Não a tome sem ouvir o conselho de um médico.

ALHO

Louvado como verdadeira panacéia, não pode ser usado com remédios anticoagulantes, por causa do risco de hemorragias.

ARNICA

O uso exagerado da arnica causa irritações no estômago, intensa fraqueza muscular, e até mesmo a morte. Não exceda no seu uso sem autorização médica.

CAMOMILA

Contém substâncias coagulantes. Proibido o seu uso com medicamentos anticoagulantes.

EQUINÁCEA

Altamente tóxica quando usada por mais de 8 semanas. É proibido usá-la com remédios que danificam o fígado, como esteróides, anabolizantes, amiodarone, metotrexate e cetoconozol.

ERVA DE SÃO JOÃO

Proibido o uso prolongado, pois um de seus ácidos inibe a absorção do ferro, o que resultará em anemia. Não se pode usá-la em conjunto com DROGAS PSIQUIÁTRICAS, muito menos com medicamentos que causem reações à luz na pele, como é o caso de Piroxican e Tetraciclina.

GINCO BILOBA

Afina o sangue , melhora a circulação, mas inibe a coagulação. É perigoso usá-la com ASPIRINA e ANTINFLAMATÓRIOS (causará hemorragias, aumentando os danos em caso de AVC (acidente vascular cerebral) o conhecido “derrame”).

GINSENG

Causa dores de cabeça e tremores em pessoas que usam remédios a base de sulfato de fenelzina. Também potencializa o efeito de estrógenos e corticóides. CUIDADO ESPECIAL para quem sofre de asma ou bronquite! O ginseng também interage com a dogoxina, remédio para o coração, além de alterar o nível de glicose no sangue. O ginseng brasileiro (Pfafia paniculata) é proibido a quem tenha pressão alta.

LOSNA OU ABSINTO

Seu óleo é um veneno narcótico muito poderoso, usado para fazer uma bebida chamada ABSINTO, proibida por provocar danos ao sistema nervoso.

POEJO

Erva aparentemente inofensiva não deve ser usado pelas gestantes, pois corre-se o risco de aborto involuntário e perigoso.

COMO EXTRAIR O CHÁ DAS PLANTAS

O chá pode ser extraído de várias maneiras a saber:

1. TISANA - Em água fervente acrescente as ervas, tampe e deixe ferver por mais cinco minutos. Coe e estará pronto.

2. INFUSÃO – Coloque as ervas em uma vasilha e despeje água fervente sobre elas. Deixe repousar bem tampada, por dez minutos, mas caso esteja usando talos e raízes, aumente o repouso por 30 minutos.

3. DECOCÇÃO – Cubra as ervas totalmente com água fria e depois leve ao fogo para ferver por 20 minutos. Deixe repousar tampada até esfriar e coe.

4. MACERAÇÃO – Esmague as ervas e deixe de molho em água fria de 10 a 24 horas. Decorrido esse tempo, coe e estará pronto para uso. É o método mais indicado, pois conserva todas as vitaminas e sais minerais da planta.

DOSAGEM

Normalmente a dose diária para os chás é de 20g da planta para cada litro de água. Os adultos podem tomar de 4 a 5 xícaras de chá por dia; a faixa etária que vai dos 10 aos 15 anos deve tomar apenas de 3 a 4 xícaras; de 5 aos 10 anos, 2 a 3 xícaras; de 2 a 5 anos, 1 a 2 xícaras; de 1 a 2 anos, meia xícara e bebês com menos de 1 ano, a dose deve ser ainda menor. Estas dosagens são para folhas frescas., pois para as secas usa-se metade(10g). Para facilitar, em medida caseira, uma colher de sopa de folhas verdes equivale a 5g.

1. O chá deve ser preparado em partes: somente folhas e flores ou somente raízes e caules. Isto porque se misturar folhas com raízes as folhas ficarão prontas antes das raízes. Caules e raízes são partes mais duras, por isso requerem um maior tempo de cozimento. Por este motivo não se deve cozinhar flores e folhas junto com cascas e raízes. IMPORTANTE:

2. Os chás, quando preparados para fins externos, podem ser mais concentrados;

3. Não existe hora indicada para o consumo de chá, todavia, se pretende combater o mal crônico o uso pela manhã, em jejum, quando o organismo absorve melhor todos os seus componentes nutritivos; à noite, ao deitar-se ou, também, pequenos goles, de hora em hora;

4. O material recomendado para preparar chás e sucos é o esmaltado, louça ou barro e colher de pau. Materiais de metal, comprometem o teor do chá;

5. O chá deve ser tomado puro em sua composição natural, mas se preferir adoçá-lo faça-o com mel que também possui um alto valor alimentício;

6. Os chás não devem ser guardados. Seu consumo deve ser feito em 24 horas, por isso prepare pequenas quantidades diariamente.

CUIDADO! O mesmo tipo de chá não deve ser tomado por mais de dez dias consecutivos, porque o uso prolongado diminui o efeito curativo e ainda pode causar complicações a sua saúde. CUIDE-SE!
Fonte: Desconheço a autoria do texto. Extraído da Revista Ervas Medicinais – Plantas e Alimentos - Editora AKS - Adotado pelo curso de Medicina Natural da UFRJ

Nenhum comentário: