segunda-feira, março 30, 2009

Religião - Doutrina e Cultura Umbandista

Evolução e equilíbrio espiritual

Por Mônica Berezutchi*

Nós buscamos através da espiritualidade a nossa evolução e sempre nos disseram que só evolui quem consegue evoluir espi ri tu almente. O que é evoluir espiritualmente? Muitos dirão que é:

• Vestir a roupa branca e fazer parte de um terreiro, templo, centro, casa etc...
• Desenvolver sua mediunidade e conhecer “seus” guias espirituais.
• Fazer a coroa ou “Ori”.
• Realizar todos amacis e oferendas dos Orixás.
• Firmar ou assentar a sua esquerda: Exu, Pomba Gira e Exu Mirim.
• Realizar todos os cursos que puder.
• Ser Mago de todos os graus.
• Ser um médium desenvolvido
• Cumprir com suas responsabilidades mediú nicas, etc.

Vou parar por aqui, pois já temos muitos exemplos que dá para termos base suficiente para elucidar sobre evolução espiritual.

EVOLUÇÃO

Deslocamento progressivo. Processo de trans formação em que certas características ou atitudes tornam-se aos poucos mais complexas; desen­volvimento.

EVOLUIR

Passar gradualmente de um estado a outro por uma série de transformações.

EVOLUÍDO

Que atingiu elevado grau de desenvolvi mento, de cultura. Apto a aceitar novas idéias, novos pa drões de comportamento; adiantado; avan çado.

ESPÍRITO

A parte imaterial do ser humano; alma. Inteligência, pensamento, idéia.

ESPIRITUALIDADE

Qualidade ou caráter espiritual. O progresso metódico dos valores espirituais.
(Texto extraído do dicionário Aurélio).

A evolução física e humana só se dá quando estamos em sintonia e equilíbrio entre o corpo físico x corpo espiritual; isto significa que se estivermos passando por problemas tais como:

Estamos com dores nos dentes, pois estamos com cárie ou canal, ou uma gengivite ou uma in fecção bucal.

Estamos com dores nas costas por má postura, falta de exercícios físicos ou desgaste ou cansaço físico.

Estamos hiper-tensos; pressão alta.

Estamos com estafa mental, ou falta de sono provocando insônia, ou excesso de sono. Nós não estamos nos alimentando bem com sucos, frutas, legumes, grãos, proteínas etc...

Nos não estamos conseguindo nos organizar, em termos de tempo/hora, fazemos tudo correndo e não temos disciplina com horários. Nós não sabemos respeitar nossos limites humanos.

Nós não realizamos nada mais que gostamos de fazer, não temos tempo de descansar, passear, descontrair, rir, brincar, etc...

Não temos mais tempo para nós, pois desenvolvemos vários papeis por dia como: Pai, mãe, filho(a), funcionário, patrão, irmão(a), cunhado(a), comerciante, vendedor.
Nós não temos condições monetárias, ou desempregado, ou não conseguimos sanar nossas dívidas, etc...

Tudo isso aqui escrito poderia ter páginas e mais paginas e não esgotaríamos todo o assunto. Todos estes “problemas” humanos têm uma influência direta em nossa psique, ao qual acaba refletindo no nosso corpo espiritual e conseqüente­mente influência de forma paralisante a nossa me diunidade.

Não tem como você atuar mediunicamente se esses problemas humanos interferem no seu emocional te desequilibrando, então o seu campo ou centro de energias sofre um desgaste muito elevado gerando assim interferência no seu lado espiritual. Em alguns casos chega até a interferir no processo de incorporação.

Como evoluir espiritualmente se estou recalcado, cheio de mágoas, decepções, expectativas, angustias, ansiedades, invejas, intrigas, fofocas etc... Será que é só freqüentando um terreiro e vestindo “a roupa branca” como uma máscara para ocultar ou acomodar-se na sua evolução humana, física e mental, querer disfarçar atrás de “pano de cabeça” seus tormentos, medos, falhas e pecados.

Afrontar a Lei Maior e a Justiça Divina é você jurar compromisso com a Divindade e não fazer nada para merecer o seu amparo, nem uma mu dança, por mínima que possa parecer.

Mudar é todo dia.
Esquecer o passado também é todo dia.
Recomeçar é um presente.

Um presente que o nosso Divino Criador nos dá todos os dias como chances inigualáveis de oportunidade de renascimento diário. Ter uma evolução espiritual é reflexo de seu interior. Dispa-se desses disfarces para que sua verdadeira evolução realmente aconteça. Seja então real e verdadeiro consigo e saiba que não vamos conseguir mudar, alterar ou transformar o externo se nosso interno está em desarmonia. A saúde e a evolução do homem só se dá de fato se ele assumir que ambas caminham de mãos dadas. Corpo x mente x espírito.

Fonte: Monica Berezutchi* é Sacerdotiza de Umbanda responsavel pelo Templo da Luz Dourada e Idealizadora dos Cursos: Portal de Luz do Pai Obaluayê, Doutrina e Cultura Umbandista, Desvendando a Umbanda - Único Encontro. Também ministra os cursos de: Teologia de Umbanda Sagrada (Idealizado por Rubens Saraceni) e Sacerdócio de Umbanda Sagrada (Preparada por Rubens Saraceni). No Templo da Luz Dourada também há: CURSO DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Endereço: Av. Vila Ema, 3593 - Vila Ema Tel.: (11) 2302 - 4087
E-mails: curso@luzdourada.org.br - izabel@luzdourada.org.br
Matéria enviada por e-mail pelo ALEXANDRE CUMINO.

Nenhum comentário: