quarta-feira, maio 13, 2009

Internet - Google estreia ferramenta para refinar busca

O Google reuniu seus executivos mais estrelados em Mountain View para apresentar as maiores mudanças em seu engine de buscas desde 2007, quando estreou a "universal search", que passou a incluir fotos e vídeos nos resultados do buscador.

Apresentado pela vice-presidente da companhia, Marissa Mayer, e pelo chefe de buscas da empresa, Udi Manber, a principal novidade exibida no evento “Searchalogy” é o Google Search Options, que permitirá aos usuários refinar suas buscas na web.

O recurso estará disponível para todos os usuários do Google no mundo até o final desta terça-feira (12). Outras novidades, chamadas de Google Squared e Rich Snippets, só devem ficar disponíveis para os usuários no final deste mês.

GOOGLE SEARCH OPTIONS

De acordo com Marissa, quando o usuário entrar em Google.com poderá selecionar se deseja uma busca por toda web ou apenas em um recorte dela, como em posts de fóruns, reviews ou vídeos.

No caso dos vídeos, é possível definir um período de duração. Ou seja, o usuário poderá escrever “clip Madonna 10 min” e ir diretamente aos vídeos longos da cantora pop disponíveis em vários repositórios da web e nem ver resultados de vídeos com 2 min ou 1 min.

O Google Search Options também dará ao usuário a possibilidade de definir as buscas dentro de uma linha do tempo. Assim, se você procura uma notícia sobre um campeonato de esportes de 1999, é possível definir este ano na linha e só ver conteúdo daquela época.

As mudanças tentam adaptar o Google ao desejo do usuário de encontrar conteúdos que não estão mais disponíveis exclusivamente em páginas HTML, mas também em vídeos, mapas e imagens.

Outra novidade é a sugestão de termos similares para busca por meio de gráficos em círculo. Assim, se você buscar por "Simpsons", por exemplo, verá esta palavra no centro de uma esfera e em seu entorno sugestões para novas buscas com "Homer", "animações", "seriados" e "entretenimento TV", por exemplo.

De acordo com Marissa, o Google Search Options é apenas o primeiro passo de um conjunto de tecnologias em desenvolvimento dentro da companhia.

A vice-presidente do Google adiantou que o laboratório do buscador trabalha em outros produtos que permitirão buscas semânticas, como o Google Squared, e o Rich Snippets, que permitirá ver informações adicionais sobre links exibidos em buscas antes mesmo de clilar neles.

Um vídeo produzido pelo Google explica como funciona o Google Search Options e as novas funções que o buscador prepara.
Veja mais: http://info.abril.com.br/noticias/internet/google-estreia-ferramenta-para-refinar-busca-12052009-37.shl

Nenhum comentário: