terça-feira, junho 16, 2009

Publicidade - Regra para propaganda de remédios entra em vigor hoje

Após quatro anos de debate, as novas regras para propaganda de medicamentos no país entram em vigor nesta terça-feira (16). Agora, a participação de celebridades nos comerciais de remédios que podem ser vendidos sem receita está vetada. Somente esse tipo de produto pode ser anunciado para o público leigo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também determinou o uso de novas frases de advertências no final dos comerciais. Outra mudança ocorreu nos medicamentos que somente podem ser promovidos para médicos. Agora, eles só podem mostrar o logotipo do fabricante. Os brindes com nomes dos remédios também sofreram vetos.

Para algumas entidades que acompanharam a discussão a nova regulamentação não impede que a indústria farmacêutica manipule o profissional.

Em declaração ao jornal O Estado de S.Paulo, José Ruben de Alcântara Bonfim presidente da Sobravime (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos) afirmou que os médicos não foram beneficiados com a medida. "A essência da nova resolução não difere da anterior, principalmente no que diz respeito ao assédio sobre os médicos".

A Sobravime defende o fim das propagandas para leigos e que os anúncios tenham anuência dos profissionais para que eles analisem se os estudos científicos das indústrias são realmente verdadeiros.

A Anvisa afirmou, em nota, ter determinado que os estudos encaminhados aos médicos devem conter informações corretas. Segundo a agência, houve audiências públicas no Congresso Nacional e cerca de 250 fontes diferentes se manifestaram durante as discussões. Veja mais: http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=89792

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